Notícias Centrais

Escolas Recomendadas

Escolas Recomendadas

Espaços de formação qualificada

Nas áreas de formação no Reiki Essencial os Mestres de Reiki que exercerem funções nesta associação devem ter os seguintes itens, em complemento à formação disponibilizada pelo IEFP Instituto de Emprego e Formação Profissional (CCP) Certificado de Competências Pedagógicas, é a certificação que habilita legalmente qualquer profissional a exercer a atividade de formador, e de outras entidades ou espaços de formação legalmente reconhecidos para a formação contínua do pessoal docente e não docente, a associação procurará dinamizar ações de formação para os Mestres de Reiki, a partir dos seguintes recursos humanos:

  • Ser formador reconhecido pelo IEFP - Instituto de Emprego e Formação Profissional e com o CCP
  • Formação de mestre de Reiki Essencial há mais de três anos
  • Espaço próprio segundo a linha de orientação dado pela associação
  • Ser associado da APRE e com as quotas em dia
  • Ter tido formações de Reiki ou reciclagens de formação pela APRE (obrigatório)

 

Inscrição como escola

Segundo o Plano de Formação qualquer associado com as quotas em dia, pode pedir para ser uma Escola de Reiki recomendada pela associação. Necessariamente deverá preencher o formulário, e enviar para associação com todos os elementos necessários. Depois da análise feita é comunicado o resultado final ao associado. A APRE Associação Portuguesa de Reiki Essencial, tem várias escolas para o apoio aos seus associados e ao desenvolvimento local do Reiki. As escolas servem essencialmente para o desenvolvimento do Reiki na região, através de ações de esclarecimento e voluntariado. Este apoio é prestado por associados com disponibilidade e paixão para desenvolver e difundir Reiki. Em algumas escolas são também prestadas formações de apoio ao voluntariado.

Uma escola de Reiki é também um local de encontro e partilha de experiências de praticantes de Reiki, para todos os sistemas, para todos os níveis. A Associação Portuguesa de Reiki Essencial acredita na diferença de linhagens e no direito de cada um viver interiormente a sua prática. O funcionamento das escolas é geralmente realizado em espaços próprios dos coordenadores. As atividades de um espaço privado, que são lucrativas, não são pertencentes a atividades da associação. Logo após a fundação da associação, em 2010, começamos a ter vários pedidos para serem criadas representações da associação em vários locais. Em conjunto com os órgãos sociais e outros associados muito participativos, pensamos que forma tal poderia acontecer. Como podíamos levar o Reiki e a Associação a outros locais, de forma acessível, coerente, promotora do esclarecimento e da partilha.

 

Ser coordenador de Reiki

Em primeiro lugar, o coordenador é um associado, um praticante de Reiki com a vontade de realizar um trabalho de esclarecimento e desenvolvimento do Reiki na sua localidade. Assim como os órgãos sociais, também os coordenadores precisam ter as quotas em dia, pois a base da associação são os seus associados.

 

O que é uma Escola de Reiki?

O coordenador tem ao seu cargo uma escola regional, que é, no entanto, um espaço físico onde os associados, os praticantes de Reiki da região e o público em geral pode ter notícias sobre os eventos a decorrer, as atividades da Associação, dos seus associados assim como, se for o caso, o desenvolvimento de projetos. Não é necessário o Coordenador ter um espaço próprio alugado, poderá fazer um protocolo com outras instituições e usar uma sala para os eventos. Mais importante que o espaço é a coesão, através do Reiki, que se consegue promover. Mesmo tendo apenas uma pessoa para apoiar, será muito, assim se consegue chegar ao que é mais importante, o coração e a felicidade, através da prática.

 

Perguntas e Respostas Frequentes

Como me posso tornar coordenador?

É muito simples, primeiro é preciso seres associado com as quotas em dia, e teres o módulo 3 de Reiki, muita vontade, com coração predisposto e muita serenidade. Preenche o formulário de candidatura, entra em contacto connosco para conhecer melhor, e criar uma dinâmica com o projeto.

Porque preciso criar um projeto?

O projeto é a linha orientadora do trabalho, muitas vezes com uma vontade de ter algo, mas não basta ter somente ideias para o fazer. Então, um projeto ajuda a colocar a mente e o coração naquilo que vai fazer, tal como o Mestre Usui o indicava para o nosso desenvolvimento pessoal.

Preciso ter um espaço?

Não necessariamente. Pode fazer protocolos com a junta de freguesia, outras associações ou bibliotecas. A Associação começou sem ter um espaço físico.

Posso utilizar no espaço outras terapias?

Sim, pode, mas tenha o cuidado de diferenciar muito bem o que é o Reiki das restantes terapias do espaço. O nosso âmbito é apenas o Reiki, não outras terapias. Os coordenadores/formadores dão cursos de Reiki Essencial certificados pela DGERT em nome da Associação, no entanto, as restantes terapias estão fora do âmbito, e isso não pode ser confundido. O Coordenador promove o esclarecimento e o desenvolvimento da prática de Reiki.

O que posso fazer como coordenador?

Um Coordenador é um representante da associação na sua localidade, e pode divulgar o Reiki, promover palestras, ajudar famílias carenciadas, promover o voluntariado, promover o ensino sénior, fazer parcerias para cooperação no cuidado a outros, entre muito e muito mais.

De que forma a Associação, centralmente, pode-me ajudar?

Damos-te todo o apoio ao nível de informação, no estabelecimento de contactos e realização de protocolos. Caso necessites de apoio na formação, também o damos. Infelizmente não temos capacidade financeira para o apoio monetário, mas, cada projeto regional não deve ter um custo, ele deve ser feito no âmbito do voluntariado.

Como pode uma escola adquirir dinheiro para apoiar nas suas iniciativas

A filosofia da Associação é que ninguém que seja parte dos Órgãos Sociais ou Coordenadores receba dinheiro da Associação. Esta é uma filosofia que nos permite isenção de oportunismo. Então, para um núcleo, devemos sempre pensar que se há um espaço, há despesa. Essa despesa poderá ser coberta por donativos, no entanto, estes devem ser claramente descriminados para que nunca haja dúvidas sobre para onde eles são dirigidos. A confiança é o segundo princípio de Reiki e o trabalho honestamente o quarto.

É importante para a Associação ter muitos coordenadores?

Para nós, o importante é que o Reiki esteja presente. Quer seja com 10 ou com 100, que seja sempre  de mente e coração, com os cinco princípios presentes e sempre, sempre para o Reiki.

 

 

Inscrição como Escola Recomendada

 

Morada da Sede

Rua do Xisto, n.º 150 . 4475-509 Maia
Tel: 229 607 021
Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Horário: De 2.º a 6.º Feira das 10:00h às 18:30h

Livro de Reclamações

Licenças e Certidões

Entidade Reguladora da Saúde

Licença de Funcionamento 20247/2021
Certidão de Registo E152912