A criação deste projeto de Reiki no agrupamento de Escolas de Amarante e Marco de Canaveses, foi possível através do empenho de diversas colaboradoras das escolas e a APRE Associação Portuguesa de Reiki Essencial, durante o ano de 2010/2011. Esta parceria esteve a cargo das coordenadoras Teresa Silva (Terapeuta de Reiki) e Delfina Reis (Mestre de Reiki), que apresentaram um projeto de Reiki no agrupamento Vertical de Escolas de Marco de Canaveses, Teve como objetivos amenizar os problemas de indisciplina, melhorar a qualidade de vida e do trabalho dos alunos e professores. No dia 7 de abril de 2011 foi organizado um Colóquio de Reiki no agrupamento de Escolas de Marco de Canaveses (auditório da Igreja Santa Maria Fornos) que estiveram presentes mais de 150 alunos e professores.
Este foi um dos primeiros e grandes projetos em Portugal de implantação do Reiki em ambiente escolar, com a finalidade de promover entre alunos e professores uma qualidade de vida superior. Os resultados deste projeto nos 3 anos de existência vieram demonstrar que os objetivos iniciais foram largamente superados. Para este grande sucesso, contaram a parceria com o serviço de psicologia e orientação da escola, dos encarregados de educação e da APRE. Deste projeto destaco as condições de organização e das pessoas evolvidas.
Condições logísticas
Foi criada uma sala própria e adequada só para a prática do Reiki (limpa, calma e organizada para transmitir paz e tranquilidade) e fichas de registo e sinalização e de acompanhamento.
Coordenadores
Psicóloga: Dra. Carla Caldeira
Mestre de Reiki: Delfina Reis
Terapeuta de Reiki: Teresa Silva
Terapeuta de Reiki: Ana Peixoto
Terapeuta de Reiki: Angelina Fernandes
Objetivos do projeto
- Amenizar os problemas de indisciplina.
- Melhorar a qualidade de vida e do trabalho dos alunos e professores (aumento da concentração e de atenção, aumento de autoestima).
- Permitir-lhe aproveitar os seus potenciais e acredita nelas.
- Capacitá-los a conhecer tais potenciais e saber usá-los de forma construtiva.
- Aumentar a sua habilidade em usar o cérebro e as suas funções (atenção, concentração, memória, criatividade e aprendizagem).
Resultados do projeto
Identificados os problemas e dificuldades específicos do agrupamento, teve que definir as prioridades do plano de ação a desenvolver entre 2011 e 2013. Em muitos fatores do projeto educativo, o Reiki criou a promoção do sucesso escolar e educativo, o incentivo à conclusão do percurso educativo e escolar dos jovens, a promoção de relações interpessoais entre os membros da comunidade e o combate à indisciplina, aos comportamentos desadequados na sala de aula. Nos alunos que frequentaram o projeto de Reiki foi notada a melhoria de comportamento, tanto na escola como no ambiente familiar, aproveitamento final do ano letivo e melhoria na memória e interligação entre professor e aluno.
Desta forma, e compreendo que o projeto teve os seus planos de ação cumpridos, manteve-se a aplicação de Reiki e o apoio do gabinete de psicologia ativos de forma a continuar a promover em ambiente escolar, uma harmonia entre alunos, pais e professores. Desejo agradecer a todos os intervenientes neste projeto a vossa disponibilidade para que tudo isso pode ter ocorrido de uma forma suave e construtiva.
A Direção
Sérgio Silveira.
Presidente da APRE