Guia de Perguntas e Respostas
FAQ de e-commerce
Pode frequentar os nossos cursos, antes de proceder à inscrição dos mesmos, deverá garantir a existência das seguintes condições: ter um computador, “tablet” ou ‘smartphone’ com ligação à internet (preferencialmente de banda larga) e um navegador para navegar como o Microsoft Edge, o Firefox, Google ou Apple Safari.
Também é importante possuir conhecimentos básicos na ótica de informática (por exemplo: utilizar o correio eletrónico; abrir documentos, navegar na internet, anexar ficheiros). Além disso, ter automotivação para participar no curso constitui um fator de sucesso para a sua aprendizagem “online”. Nalguns cursos, para além das condições ao nível de equipamento, podem requer a utilização de outros requisitos adicionais e específicos, como, por exemplo, a utilização de “softwares”, ter conhecimentos prévios sobre o tema/experiência profissional, habilitações académicas ou outros que sejam devidamente assinalados na página de descrição do curso que pretende frequentar. Deverá ler o campo “requisitos de acesso à formação” constante na página do curso.
Não. Os nossos cursos são desenvolvidos em formato “online” (sem sessões presenciais) e sem necessidade de efetuar deslocações às nossas instalações. Pode frequentar os nossos cursos em qualquer lugar e em qualquer momento. A inscrição também é feita “online”.
Os cursos decorrem na plataforma “e-learning”.
A nossa plataforma de “e-learning” é desenvolvida com as mais recentes tecnologias, sendo permanentemente atualizada. É, por isso, uma plataforma multidispositivo que se adapta a todos os dispositivos. Ou seja, pode aceder à plataforma/curso através do computador, “tablet” ou “smartphone” com ligação à internet. As aulas do curso também são perfeitamente adaptadas a qualquer dispositivo.
Após confirmação da sua inscrição, terá acesso ao(s) curso(s) e respetivos materiais pedagógicos a partir da Plataforma de “e-learning”. Para tal, deve autenticar-se na plataforma, introduzindo o seu nome de utilizador e a senha de acesso/password. A partir do momento em que entra na plataforma, encontrará a lista de cursos que está a frequentar.
Não existem horários fixos para estar “online”. O autoestudo é feito de acordo com o ritmo de aprendizagem e em função da disponibilidade de cada formando. Existe apenas uma data de início e de fim do curso (cronograma) que deve ser respeitada.
Ao longo do curso terá apoio do formador que estará disponível para prestar um acompanhamento permanente e personalizado em todo o seu processo de aprendizagem. A qualquer momento poderá contactar o formador através do fórum de discussão para esclarecer as suas dúvidas, as quais serão respondidas em tempo útil. Além disso, também poderá contar com o apoio da Equipa Técnico-Pedagógica da APRE.PT® que estará disponível para resolver eventuais problemas técnicos, dúvidas no acesso ao curso e/ou outras questões relativas a processos pedagógicos e administrativos.
A partir do momento em que confirma a inscrição, deve indicar a data em que pretende começar o curso e, ainda, completar os dados pessoais através de um formulário “online” automaticamente enviado pela APRE.PT®. Esses dados irão ser utilizados para efeitos de constituição do dossier pedagógico, faturação, registo na plataforma de formação a distância, processo de avaliação e correta emissão do certificado de formação profissional no final da formação.
Finalizada a inscrição, incluindo pagamento, receberá no seu correio eletrónico os dados de acesso à plataforma de formação à distância, bem como as orientações necessárias para o bom acolhimento no curso. Após entrar na plataforma, terá acesso à sua área de utilizador, ao(s) curso(s) em que se encontra inscrito e toda a documentação de suporte.
Pode trocar de curso, por outro de igual valor ou superior, antes da data de início do curso ou, caso o curso tenha iniciado e desde que ainda não tenha acedido aos conteúdos das aulas ou ao fórum. Se pretender a troca por um curso de valor inferior, a diferença não será devolvida, ficando em crédito para ser utilizado em futuras inscrições, sem prazo associado.
Caso pretenda adiar a data de início do curso, deverá comunicar à APRE.PT®, por correio eletrónico (
Caso pretenda cancelar a sua inscrição já após ter efetuado o pagamento, e caso a formação não tenha iniciado na data pretendida, será cobrada uma taxa administrativa referente a cada formação cancelada. Alternativamente, e de forma a evitar penalizações, os valores pagos ficam em crédito para serem aplicados em futuras inscrições, num prazo de um ano.
Caso, por motivos totalmente alheios à APRE.PT®, não frequente o curso na data escolhida, não tem direito a qualquer devolução ou crédito, sendo considerada uma desistência, perdendo quaisquer direitos sobre os valores pagos.
Os nossos cursos foram concebidos para serem desenvolvidos em formato “online”. Por esse motivo, podem ser frequentados a partir de qualquer local do mundo, desde que disponha de uma ligação à Internet e garanta o domínio escrito e falado da língua portuguesa.
A formação baseada em suportes PDF’s não corresponde ao “verdadeiro “E-learning””. A Equipa APRE.PT® preocupa-se e dedica-se a desenvolver os conteúdos de aprendizagem obedecendo às especificações técnicas de normas internacionais do “e-learning”. Isto tudo para proporcionar, aos formandos, uma verdadeira aprendizagem em ambiente “online”:
- Acessibilidade fácil.
- Organizados segundo uma sequência pedagógica.
- Legibilidade, no sentido da qualidade da apresentação de gráficos, textos, imagens, diagramas, vídeos.
- Autonomia dos formandos em relação à sua apropriação e utilização.
- Interatividade, no sentido de potenciarem uma relação ativa entre o conteúdo e o formando.
- Flexibilidade, sendo ajustados a ritmos de aprendizagem diferentes.
A diferença é somente no final de cada aula interativa em que há uma opção para realizar o “download” da aula em formato PDF, unicamente com o objetivo de o formando puder imprimir ou guardar os conteúdos de aprendizagem no seu computador.
Sim. Até ao prazo máximo de dois dias após o curso terminar, pode solicitar dois períodos de prolongamento que a APRE.PT® tem à disposição, como oportunidade de concluir as tarefas de avaliação pendentes.
Sim, a APRE.PT® emite um certificado a todos os formandos que concluam a formação com aproveitamento.
O certificado digital será emitido e disponibilizado, gratuitamente, na sua área pessoal. Caso pretenda obter o certificado em suporte físico/papel, terá de suportar as despesas de expedição para a morada nacional ou internacional.
Transição digital: Preocupámo-nos com as questões ambientais. A APRE.PT aposta continuamente na adoção de medidas e ações em prol do meio ambiente e da sustentabilidade ao reduzir a quantidade de papel e “toners”.
Não. A emissão e disponibilização do certificado em formato digital na sua área de formando/cliente, é gratuita.
Apenas existem custos nos casos em que:
- Pretenda adquirir o certificado em suporte físico/papel na sua morada.
- Pretenda adquirir a emissão do certificado em língua estrangeira.
- Solicitou o certificado em suporte papel, mas, entretanto o certificado foi devolvido à APRE.PT por não ter levantado nos correios dentro do prazo estabelecido no aviso de receção, ou a morada apresentar incompleta, ou incorreta.
Sim, se for residente em Portugal.
De entre outras funções, o Passaporte Qualifica permite registar as competências e formações adquiridas ao longo da vida do indivíduo (estes dados podem ser consultados de forma detalhada no Registo Individual de Competências – RIC). Pode aceder ao Passaporte Qualifica através de duas maneiras diferentes: através de um site criado apenas para esse efeito, ou a partir do Portal Qualifica.