Conduta ética no ensino
A APRE Associação Portuguesa de Reiki Essencial apresenta para os seus associados o Código de Ética para Mestres de Reiki Essencial - CEMRE-0410. Estas regras é de aceitação obrigatória aos membros, e não pretende interferir com os conteúdos dos cursos, mas sim com a qualidade dos mesmos, garantindo aos alunos as melhores bases para o seu ensino. Como todos nós nos esforçamos para tornar o Reiki uma prática terapêutica natural, e reconhecida oficialmente, não devemos descurar o seu ensino, pois, este terá bastante influência na forma como os alunos o praticarão.
Um bom Mestre de Reiki Essencial, deve assumir a responsabilidade do que ensina, e como ensina, de uma forma competente e eficiente, garantindo aos seus alunos a possibilidade de serem bons praticantes e terapeutas. Este código é sempre complementar ao código de ética Profissional para Terapeutas de Reiki. Este código está em discussão aberta para alterações se for necessário.
- Ao trabalhar com a Energia Universal, o Mestre de Reiki precisa consciencializar-se de que utiliza somente o poder da energia
- Estude muito bem a diferença entre o religioso e o sagrado, pois, o Reiki não é religião, mas faz parte dos princípios sagrados da inteligência universal de cura
- A caminhada no Reiki é o compromisso pessoal para nos libertar-nos do nosso karma, e tornar-nos curadores em troca dessa libertação
- É necessário respeito no Reiki, tanto nas técnicas aprendidas, como com os nossos alunos, clientes, a hierarquia das coisas, a linhagem a quem pertencemos, os símbolos sagrados e, principalmente, respeitar-nos a nós próprios
- Tente sempre ser o mais perfeito e honesto possível consigo e os outros, sem misturar prosperidade com ganância. Dinheiro é o resultado do seu trabalho, do seu suor e da sua dedicação
- Não misture a sua vida pessoal com a sua profissão, nem tente transferir para os alunos e clientes os seus problemas pessoais
- Qualquer profissional de Reiki desequilibra-se, se não cuidar de si. O mestre de Reiki precisa procurar sempre o equilíbrio emocional, pela prática e pela terapia
- Ser instruído é algo que um mestre de Reiki precisa ser, por isso aconselhamos a uma leitura cuidadosa de textos e livros sobre a matéria. Dependendo da situação, tenha a humildade de dizer que não sabe, e vai procurar alguém que saiba
- Não tente modificar o Reiki com sufixos e misturas com a ciência ou a religião, pensando ganhar com isso maior credibilidade na sociedade
- Cada mestre tem a sua parcela no universo, e o aluno é quem escolhe o local, e tem todo o direito de questionar sobre a linhagem, data de iniciação, local, etc. Um mestre de Reiki que se preza antecipa todas essas informações e essa facilidade dá segurança ao aluno, além de ser puramente um código de ética correta
- Cada um de nós funciona como um pilar dos desígnios de todos os grupos universais da luz e do bem, inclusivamente de não podermos discriminar qualquer ser humano somente pela sua cor, religião ou classe social. Aos preconceituosos recomendamos o estudo sobre a compaixão e amor incondicional para com todo o ser vivo
APRE-CEMRE-0410
Na generalidade apesar da informação sobre os cursos e formações de Reiki Essencial ser recolhida e relatada regularmente, é difícil obter informação completa e apropriada. A informação sem qualidade pode causar mais prejuízos do que vantagens, no ensino de um futuro praticante de Reiki. Contudo, a obtenção de informação e técnicas fiáveis e de qualidade pode ser morosa e dispendiosa.
Em Portugal, a classificação e organização da formação de Reiki não é feita por nenhuma associação, e sendo assim a APRE vai dar um primeiro passo na regularização do ensino de Reiki Essencial em Portugal. Nesta primeira fase daremos importância à matéria ensinada (história do Reiki, linhagens, símbolos, princípios do Reiki, chakras, autocura) como as técnicas utilizadas em cada grau (cura aos outros, diagnóstico, análise, técnicas de iniciação) e ao nível do tempo e acompanhamento em cada grau (apoio depois do curso, partilhas, aulas de apoio, “workshops”).
Nesse sentido e decorrente desta necessidade sentida não só por vários profissionais de Reiki no terreno como pelas escolas, organismos, associações, e dada a importância deste tipo de informação para planeamento da formação dos futuros praticantes, esta associação considerou prioritário a constituição de um grupo de trabalho que abordasse esta problemática e avançasse com um plano de ação na área da formação de Reiki Essencial. Para tal, foi constituída uma equipa de âmbito nacional composta por Mestres de Reiki Essencial, que iniciou o seu trabalho em maio de 2011.
APRE-CEMRE-0410
Código de ética para Mestres de Reiki.
12 páginas - documento aprovado pela Direção da APRE.
Atualizado em 09/11/2011, pelo grupo de trabalho para a regulamentação da terapia de Reiki Essencial.
Contributo dos associados
- Sérgio Silveira
- Conceição Pereira
- Helga Paiva