
A APRE foi fundada para suprir uma necessidade e uma lacuna no apoio e ensino de terapeutas e Mestres de Reiki em Portugal. O nosso principal desafio é responder à rápida transformação da sociedade do século XXI, enquadrando a filosofia do Reiki numa nova realidade.
1. Missão Institucional e Autorregulamentação:
Os objetivos centrais da APRE visam a profissionalização e a garantia de qualidade para a sociedade:
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Unificação de Padrões: Unificar as escolas, terapeutas e Mestres de Reiki Essencial em Portugal, estabelecendo um código de ética profissional justo para a autorregulamentação.
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Uniformização: Uniformizar os padrões de tratamento e de ensino da terapêutica de Reiki Essencial.
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Divulgação e Esclarecimento: Divulgar a filosofia e a prática do Reiki Essencial, esclarecendo dúvidas e promovendo a correta postura filosófica.
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Separação e Classificação: Devido ao aumento da oferta na terapia de Reiki, é urgente separar o "trigo do joio". A APRE avança com um estatuto que informa e classifica o Reiki Essencial em Portugal, garantindo segurança a quem procura a terapia.
2. Reconhecimento E Legalização Em Portugal:
Um dos grandes desígnios da APRE é o avanço para o reconhecimento e enquadramento legal da terapia em Portugal:
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Reconhecimento Oficial: Apresentar propostas concretas para o reconhecimento do Reiki como uma Terapia Natural Complementar.
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Regulamentação: Informar e alertar as entidades competentes sobre a necessidade urgente de regulamentar estas terapias e criar legislação adequada à nova realidade.
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Parcerias: Prestar serviços e apoios a organismos estatais ou privados que reconheçam o Reiki como terapêutica.
A APRE associa-se a todas as Escolas de Reiki Essencial, mas exige que todos os membros sigam o código de ética e os padrões necessários para transmitir segurança e um estatuto digno à prática.
Plano De Formação APRE: Qualidade E Desenvolvimento Contínuo:
Entendendo a formação como um processo contínuo que garante a evolução pessoal e profissional dos praticantes, a APRE elaborou um Plano de Formação (PF) baseado no diagnóstico de necessidades dos Mestres e terapeutas.
3. Destinatários E Formadores Qualificados:
O Plano de Formação da APRE tem como principais destinatários os profissionais e futuros intervenientes no processo formativo do Reiki Essencial:
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Mestres de Reiki Essencial formados no antigo sistema livre de formação.
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Formadores acreditados pelo IEFP (possuidores do Certificado de Competências Pedagógicas - CCP) que desejem ensinar o Reiki Essencial.
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Futuros Mestres de Reiki Essencial.
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Mestres de outras linhagens que desejem inscrever as suas escolas no sistema acreditado pela Associação.
4. Áreas Prioritárias De Formação E Metas:
O novo Projeto Educativo da APRE define três linhas de orientação prioritárias para as ações de formação:
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Sucesso Educativo e Formativo: Promover a formação de qualidade e reconhecida para Praticantes e cidadãos.
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Participação e Desenvolvimento: Envolver ativamente os Mestres no desenvolvimento mental, emocional e espiritual dos seus educandos.
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Legalização e Qualidade: Fomentar o reconhecimento e legalização do Reiki Essencial como uma formação profissional enquadrada nos mais altos critérios nacionais de qualidade e ensino.
Recursos Humanos E Especialização (Mestres Especializados):
Para garantir a excelência, a APRE dinamiza ações de formação a partir de um leque diversificado de recursos humanos qualificados, incluindo:
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Formadores reconhecidos pelo IEFP e com o CCP.
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Professores com mais de três anos de formação em Reiki.
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Mestres especializados nas áreas de educação, saúde e psicologia.
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Pessoas com Pós-graduações (especializações, mestrados, doutoramentos) e experiência comprovada em seminários e conferências relevantes.
5. Propostas Estratégicas E Conclusão:
Em 2016, a APRE apresentou um projeto fundamental para o reconhecimento do Reiki Essencial como formação profissional certificada. Este projeto visa desenvolver, aplicar e avaliar metodologias que melhorem os resultados globais do ensino, prevenindo a má formação e aumentando o nível de aprendizagem.
As propostas incluem:
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Workshops de Apoio: Destinados a criar planos de orientação e formação de futuros alunos.
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Projeto de Intervenção: Focado num ensino mais qualificado, enquadrado nos planos de ensino formativo escolar.
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Incentivo ao CCP: Incentivar os Mestres a obterem o CCP, aumentando a confiança nas suas competências pedagógicas e facilitando a partilha de momentos de aprendizagem.
Implementação E Avaliação:
O Plano de Formação é um documento aberto e flexível, sujeito a reajustamentos anuais em função das necessidades e alterações legais. O Conselho Pedagógico da APRE é responsável por acompanhar a execução do Plano, produzir instrumentos de avaliação e apresentar o relatório final, garantindo a melhoria contínua das práticas educativas.
A Direção