Ser voluntário é:
- Assumir um compromisso com a organização promotora de voluntariado
- Desenvolver ações de voluntariado em prol dos indivíduos, famílias e comunidade
- Comprometer-se, consoante as suas aptidões e no seu tempo livre
Atuação como voluntário:
Atuar como voluntário é ter um ideal pelo prazer de ajudar o próximo, que assenta numa relação de solidariedade traduzida em:
- Liberdade, igualdade e pluralismo no exercício de uma cidadania ativa
- Responsabilidade pelas atividades que desenvolve com os destinatários
- Participação nas atividades a desenvolver pela organização promotora na aplicação do Programa de Voluntariado
- Gratuitidade no exercício da atividade, mas sem ser onerado com as despesas dele decorrente
- Complementaridade com a atividade dos profissionais, sem os substituir
- Convergência e harmonização com os interesses dos destinatários da ação e com a cultura e valores das organizações promotoras
Voluntariado de Reiki no IPO
Em 22 de março de 2024 a APRE assina um protocolo com o IPO do Porto, com o objetivo principal proporcionar aos doentes oncológicos na melhoria de qualidade de vida, através da aplicação de Reiki como terapia complementar. Considerando que:
- O IPO Porto tem por missão principal a prestação de cuidados de saúde hospitalares oncológicos à população, com a máxima qualidade, humanismo e eficiência, desenvolvendo também atividades de investigação, formação e ensino no domínio da Oncologia;
- O IPO Porto e a Fundação “la Caixa” têm vindo a colaborar, desde o ano de 2021, na implementação do Programa Humaniza através da Equipa de Apoio Psicossocial (doravante, “EAPS”) constituída por profissionais do IPO Porto, que atua num espaço (doravante, “Espaço Fundação “la Caixa”) concebido como um ponto de encontro para doentes e familiares e que tem como objetivo reforçar o apoio a doentes com doença avançada e aos seus familiares, disponibilizando um local e atividades que promovam uma abordagem integral que contribuam para melhorar a ação terapêutica realizada pelos profissionais e o bem-estar dos doentes e familiares, melhorando a qualidade de vida destas pessoas.
- A APRE é uma associação sem fins lucrativos que desenvolve projetos nas áreas de comunicação, aplicações de Reiki, formações certificadas pela DGERT e regulamentação da terapêutica de Reiki. Realiza, atualmente, projetos na área da saúde, nomeadamente com doentes Hemato-oncológicos na Unidade Local de Saúde de São João desde 2019.
Considerando o interesse mútuo no desenvolvimento de relações de cooperação, celebram o presente protocolo, que se regerá pelas cláusulas seguintes:
Objeto
O presente protocolo de colaboração tem como objetivo proporcionar às pessoas com doença avançada e os seus familiares seguidos pela Equipa de Apoio Psicossocial, a aplicação da terapia de Reiki com o objetivo de melhorar a qualidade de vida em todos os seus componentes, física, mental, espiritual e emocional.
Compromissos das Partes
- O IPO PORTO nomeará um profissional da EAPS responsável por identificar as pessoas que beneficiarão da terapia de Reiki.
- O IPO Porto, através do profissional da EAPS destacado para a atividade, fornecerá a informação clínica meramente essencial ao terapeuta de Reiki sobre o beneficiário da terapia.
- O IPO Porto garantirá a segurança dos beneficiários da terapia de Reiki
- O IPO Porto disponibiliza o Espaço Fundação La Caixa para a realização das sessões da terapia de Reiki. Sempre que os doentes, por incapacidade física, não consigam deslocar-se àquele espaço, os terapeutas voluntários poderão realizar a terapia de Reiki nos quartos dos doente, mediante a autorização da Enfermeira Chefe do serviço/piso.
- A APRE disponibilizará voluntários terapeutas de Reiki, devidamente identificados e qualificados, com formação na área da saúde.
- A APRE compromete-se a realizar terapia de Reki a, doentes e ou familiares de doentes internados, em sessões individuais ou em pequenos grupos, após seleção dos beneficiários pela EAPS
Lista de voluntários com competências em Reiki
1. Sérgio Silveira, Presidente da APRE Associação Portuguesa de Reiki Essencial. Possui o nível de Mestre de Reiki Essencial. É responsável pela coordenação do projeto no IPO desde 22 de março de 2024.
2. Luís Vítor Moreira, voluntário e possui a formação em Shiatsu. Coordena o Centro de Formação de Reiki “Força da Mente” em Felgueiras. Possui o nível de Mestre de Reiki Essencial.
3. Susana Patrícia Ferreira Costa, voluntária e possui a formação técnica em saúde, e detêm o nível de Terapeuta de Reiki Essencial.
4. Ana Costa, voluntária e licenciada em enfermagem e desenvolve a sua atividade no São João. Possui o nível de Mestre de Reiki Essencial.
Quero ser voluntário deste projeto
(art.º 3.º da Lei n.º 71/98, de 3 de novembro)
É o indivíduo que de forma livre, desinteressada e responsável se compromete, de acordo com as suas aptidões próprias e no seu tempo livre, a realizar ações de voluntariado no âmbito de uma organização promotora. A qualidade de voluntário não pode, de qualquer forma, decorrer de relação de trabalho subordinado ou autónomo, ou de qualquer relação de conteúdo patrimonial com a organização promotora, sem prejuízo de regimes especiais constantes da Lei.
Requisitos
- Ser profissional na área da saúde ou com formação certificada
- Ser associado e com as quotas em dia
- Ter pelo menos o curso de nível 2 de Reiki