VOLUNTARIADO

Reiki no IPO: Protocolo de Voluntariado para Doentes Oncológicos

Voluntariado no IPO

O Projeto de Voluntariado de REIKI no IPO tem como principal objetivo proporcionar a melhoria da qualidade de vida aos doentes oncológicos e os seus familiares, através da aplicação do Reiki como terapia complementar.

 

1. O Voluntariado De Reiki Da APRE:

A proposta de criação de Grupos de Voluntários em terapia Reiki foi aprovada por unanimidade na Assembleia Geral da APRE em 7 de abril de 2015.

Estes grupos são compostos por Associados com quotas em dia, que se dedicam a iniciativas de voluntariado regulares e estruturadas, seguindo rigorosamente as indicações éticas e regulamentações internas da APRE.

 

Princípios Da Atuação Voluntária (Lei n.º 71/98):

O voluntariado da APRE assenta numa relação de solidariedade e cidadania ativa, caracterizada por:

  • Gratuitidade: O exercício da atividade é gratuito, embora as despesas decorrentes não onerem o voluntário.

  • Complementaridade: A atuação é complementar à atividade dos profissionais de saúde, nunca os substituindo.

  • Compromisso: Assumir um compromisso com a organização promotora, desenvolvendo ações em prol dos indivíduos, famílias e comunidade, consoante as suas aptidões e no seu tempo livre.

  • Responsabilidade: Exercício com responsabilidade, participação ativa e total harmonização com os interesses dos destinatários.

 

2. Protocolo De Colaboração: APRE E IPO Porto:

Em 22 de março de 2024, a APRE assinou um protocolo de colaboração com o Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto.

 

Contexto E Missão Mútua:

  • Missão do IPO: O IPO Porto visa a prestação de cuidados de saúde hospitalares oncológicos com a máxima qualidade e humanismo, desenvolvendo atividades de investigação e formação.

  • O Programa Humaniza: O IPO Porto e a Fundação "la Caixa" implementaram o Programa Humaniza através da Equipa de Apoio Psicossocial (EAPS). Este programa disponibiliza o Espaço Fundação "la Caixa" para promover uma abordagem integral e melhorar o bem-estar de doentes com doença avançada e seus familiares.

  • Experiência da APRE: A APRE, enquanto associação sem fins lucrativos e com formação certificada pela DGERT, já desenvolve projetos na área da saúde, nomeadamente com doentes Hemato-oncológicos na Unidade Local de Saúde de São João desde 2019.

 

Objeto E Compromissos Do Protocolo:

O protocolo tem como objetivo primordial proporcionar às pessoas com doença avançada e aos seus familiares, seguidos pela EAPS, a aplicação da terapia de Reiki para melhorar a sua qualidade de vida em todos os seus componentes: física, mental, espiritual e emocional.

Parte Compromissos
IPO Porto Nomear um profissional da EAPS para identificar os beneficiários da terapia.
  Fornecer a informação clínica meramente essencial aos terapeutas de Reiki.
  Garantir a segurança dos beneficiários.
  Disponibilizar o Espaço Fundação "la Caixa" para as sessões, permitindo sessões nos quartos (mediante autorização da Enfermeira Chefe) em caso de incapacidade física.
APRE Disponibilizar terapeutas voluntários de Reiki devidamente identificados e qualificados, com formação na área da saúde.
  Comprometer-se a realizar a terapia de Reiki (em sessões individuais ou pequenos grupos) a doentes e/ou familiares de doentes internados, após seleção prévia da EAPS.

Lista De Voluntários Com Competências Em Reiki:

1. Conceição Pereira, Enfermeira, Vice-Presidente da APRE Associação Portuguesa de Reiki Essencial. Possui o nível de Mestre de Reiki Essencial. É responsável pela coordenação do projeto no IPO desde 22 de março de 2024.

2. Luís Vítor Moreira, associado, voluntário e possui a formação em Shiatsu. Coordena o Centro de Formação de Reiki “Força da Mente” em Felgueiras. Possui o nível de Mestre de Reiki Essencial. 

3. Carmen Susana Carvalho, associada, voluntária e possui a formação técnica em saúde, e detêm o nível de Mestre de Reiki Essencial.

4. Raquel Soares, associada, possui o curso técnico de agente em Geriatria e desenvolve esta atividade nesta área. Possui o nível de Mestre de Reiki Essencial.

5. Joana Piçarra, associada, voluntária e licenciada em psicologia, possui o nível de Mestre de Reiki Essencial.

6. Sónia Mesquita, associada, voluntária e licenciada em psicologia, possui o nível de Mestre de Reiki Essencial.

7. Regina Castro Teixeira, associada, voluntária e técnica de cuidados de saúde, possui o nível de Mestre de Reiki Essencial.

8. Humberto Pereira, associado, voluntário e técnico de cuidados de saúde, possui o nível de Mestre de Reiki Essencial.

 

Quero Ser Voluntário Deste Projeto:

(art.º 3.º da Lei n.º 71/98, de 3 de novembro)

É o indivíduo que de forma livre, desinteressada e responsável se compromete, de acordo com as suas aptidões próprias e no seu tempo livre, a realizar ações de voluntariado no âmbito de uma organização promotora. A qualidade de voluntário não pode, de qualquer forma, decorrer de relação de trabalho subordinado ou autónomo, ou de qualquer relação de conteúdo patrimonial com a organização promotora, sem prejuízo de regimes especiais constantes da Lei.

 

Requisitos Necessários:

  • Ser profissional na área da saúde ou com formação certificada na área da saúde
  • Ser associado e com as quotas em dia
  • Ter a formação em Reiki módulo 3 (mestre de Reiki)
  • Importante: A formação de Reiki Shipiden (módulo 3) tem de ter uma carga horária, teórica e técnica no mínimo de 124 horas
 
 

 

 

Morada da Sede

Rua do Xisto, n.º 150 . 4475-509 Maia
Tel: 229 607 021 (Chamada para rede nacional)
Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Horário: De 2.º a 6.º Feira das 10h00 às 18h30

Licenças e Certidões

Entidade registada e licenciada pela ERS

Licença de Funcionamento 20247/2021
Certidão de Registo E152912

APRE DGERT

APRE nas redes sociais

Youtube Facebook Instagram