Rua do Xisto nº 150,
4475-509 Nogueira Maia

(351) 229 607 021
info@apre.pt

Linhagens de Reiki

|
Escrito por Sérgio Silveira

 

Sérgio Silveira

Presidente da APRE Associação Portuguesa de Reiki Essencial e fundador da Anastácia Centro de Terapias Alternativas 

www.apre.pt

UM CAMINHO DE TRANSFORMAÇÕES

Temos tido ultimamente ouvido falar que no Reiki não se devia falar de linhagens, pois o Reiki é único e somente um. De alguma forma sentimo-nos tentado a admitir essa verdade, como uma verdade universal, mas depois há algo que questionamos. O aparecimento das linhagens foi algo que aconteceu após a morte da Sra. Takata, devido ao ensino de forma diferente que dava aos seus alunos. Muito se falou sobre isso, chegando até a dizer que isso aconteceu devido as dificuldades em assimilar a filosofia do Reiki. Não nos devemos esquecer que apesar de ser Japonesa, a Sra. Takata praticamente viveu no Havaí toda a sua vida, e claro foi muito influenciada pela cultura americana da altura. De Japonesa restava o nome e os seus pais, e algumas tradições ancestrais. De resto era americana e o que se sabe não procurou o Reiki para evoluir, mas para ser curada dos seus problemas respiratórios e da sua depressão.

 

Com histórias a parte, depois do seu falecimento, o Reiki dividiu-se em diversas linhagens pois os 22 mestres que foram iniciados pela Sra. Takata, não se conseguiram entender qual seria o melhor Reiki, e quais as melhores técnicas. Para nós visto ao longe, já nesse tempo os Mestres de Reiki debatiam formas de ensino, e quais seriam as originalmente “certas” trazidas do Japão. Sendo assim o Reiki acabou mesmo por dividir-se em diversas linhagens, o que originou nos tempos de hoje um debate mais alargado do tema, que leva diversas pessoas a questionar o porque o Reiki vindo do Mikão Usui se dividiu em tantas as designações. Após um estudo aprofundado desta matéria, a nosso ver deve as seguintes diferenças:

 

1. Mikão Usui como mentor ensinava o Reiki como um processo de evolução natural, e era adepto do ensino esotérico e filosófico.

2. Chujiro Hayashi sendo médico da marinha Japonesa, apesar de ter aprendido com o Sensei Usui, apercebemo-nos hoje que não compreendia muitos dos seus ensinamentos esotéricos, e sendo assim retirou-os dos seus ensinamentos e promoveu um Reiki mais próximo das técnicas da medicina atual.

3. A Sra Takata não teve acesso aos ensinamentos de Mikão Usui, e teve somente conhecimento da escola de Chujiro Hayashi e dos seus métodos mais medicinais. A Sra. Takata alterou mais uma vez os ensinamentos do Sensei Usui, e ensinava por meios de histórias e exemplos, pois não era médica e não possui conhecimentos para tal.

4. Após a sua morte os seus alunos dividiram-se em diversas linhagens, pois achavam que precisavam de ensinar de forma distinta daquilo que receberem, e isso levou o Reiki a diversificar-se. O Reiki Tradicional acabou por ser substituído, pelo Reiki Radiance, Reiki Tibetano, Reiki Alliance, Karuna Reiki e Reiki Essencial.

 

Por isso o Reiki que nós ensinamos atualmente já sofreu tantas alterações na sua origem, que dizer atualmente que todo o Reiki é igual, será para os mais leigos sobre a matéria. Nós somos defensores das linhagens, pois sabemos que tantas alterações somente levaram nas suas origens a distorcer o Reiki original, que, entretanto, se perdeu num Ocidente em evolução. Para nós o Reiki por linhagens, tem somente a ver com a forma de ensino que nos é transmitido atualmente, e muitos de nós sentimo-nos mais perto de umas, e mais distantes de outras. Tudo tem a ver com a necessidade evolutiva de cada um. Para nós o Reiki Essencial foi o que mais nos completou na nossa fase inicial, e por isso mantenho-nos fiel aos seus ensinamentos.

Tudo isto para dizer que o Reiki vai continuar a ter evoluções e adaptações pelos Mestres de Reiki, e dizermos que tudo é igual, será de princípio ingénuo ou demagogo na sua abordagem generalista do Reiki. As linhagens são necessariamente formas de ensino, e terão de ser defendidas, pois senão num futuro próximo o Reiki começará a ser ensinado com máquinas, e aparelhos de luz e som que substituem a colocação das mãos, e mesmo assim continuará a ser chamado de Reiki. Quando chegarmos a essa situação, lamentavelmente teremos destruído toda a linhagem do nosso mentor Usui, que dos seus ensinamentos originais únicos que acredito serem mesmo dele, são os princípios do Reiki. O restante foi quase tudo alterado, infelizmente.

Estudem e aprendam de forma a saberem onde se podem enquadrar com o Reiki, e desde já ensinem da mesma forma que vos foi ensinado, e assim preservam as técnicas, métodos dos vossos mestres, e esse é o melhor respeito que podemos dar a linhagem do Reiki que aprendemos.

 

 
 
 
 
 
 

Comentar


Código de segurança
Atualizar

Categoria: