Rua do Xisto nº 150,
4475-509 Nogueira Maia

(351) 229 607 021
info@apre.pt

Sessão de Reiki

|
Escrito por Sérgio Silveira

 

Sérgio Silveira

Presidente da APRE Associação Portuguesa de Reiki Essencial e fundador da Anastácia Centro de Terapias Alternativas 

www.apre.pt

SESSÃO DE REIKI. COMO SE PROCESSA.

Para se tirar o maior proveito possível de um tratamento de Reiki há que deslocar-se a um espaço que possua sessões de Reiki. O espaço físico deve ser suficientemente grande para não nos sentirmos atrofiados, por outro lado, é preciso criar um certo espaço mental que permita à mente expandir-se e à consciência despertar. O mais importante é ir para o tratamento de mente aberta. Esse espaço deve estar o mais acolhedor possível, caso sinta desconfiança peça para mostrar onde irá ser feito a sessão de Reiki.

 

POR AS PREOCUPAÇÕES DE PARTE

Os terapeutas de Reiki acreditam que o recetor não conseguirá beneficiar totalmente da experiência se, ao mesmo tempo, estiver concentrado nas suas preocupações. Há que pôr de parte alguma disponibilidade de tempo, na verdade, há que pôr de parte as preocupações, para que o Reiki possa fazer efeito. A simples decisão de colocar de lado as preocupações durante uma hora ajuda a tirar maior proveito da sessão de Reiki, e a absorver a energia que dela emana. É bom reservamos alguns minutos antes da sessão se iniciar, para sentar e respirar calmamente, para meditar e concentrar.

 

O QUE VESTIR?

Deve usar roupas confortáveis que de modo algum tolham os movimentos ou impeçam o relaxamento durante a sessão. Não pode também esquecer da temperatura da sala. Quando estiver deitado ou sentado sem mexer, a temperatura do corpo baixa, pelo que se torna importante que a sala não esteja fria. Quando se inicia uma sessão costuma pedir que se tirem os sapatos, o cinto e os óculos e se recomenda que se retire também o relógio e as joias no início do tratamento. Primeiro há que pensar que o Reiki não é uma massagem, e sendo assim não há manipulação dos tecidos no corpo, por isso não há a necessidade de tirar a roupa. O procedimento da sessão é por vezes considerado como uma cerimónia de espírito. Neste procedimento cria um padrão de energia em torno do destinatário da sessão, que sintoniza o seu campo de energia com as energias do recetor. No reiki a energia flui perfeitamente em todos os tecidos, e ainda hoje não conheço algum obstáculo por causa de alguma peça de roupa.

 

HIGIENE

Geralmente os transmissores de Reiki lavam as mãos antes de começarem o tratamento. É um ato de cortesia o recetor, por seu turno dever tomar um banho e lavar a cabeça antes de ir a uma sessão de Reiki.

 

A PRIMEIRA EXPERIÊNCIA

O primeiro tratamento de Reiki pode trazer consigo uma mudança significativa na vida do recetor. Mas pode não ser exatamente o que se espera. As reações das pessoas à primeira experiência com o Reiki variam consideravelmente, da perplexidade à serenidade, à excitação ou a alegria. Por vezes há também uma profunda libertação de emoções que leva o recetor a soluçar e depois a sentir-se a renascer. A dádiva do Reiki é a capacidade de relaxar e curar, pelo que qualquer que seja a reação inicial, o certo é que se embarcou numa viagem a todos os títulos positiva.

Há quem sinta vontade de dormir depois da sessão. É uma reação normal. A primeira sessão de Reiki pode abrir novos horizontes, novos desafios e outras oportunidades. O Reiki pode abrir todo um conjunto de áreas da nossa consciência, levando-nos a penetrar em reinos mais vibratórios.

 

AS REAÇÕES PÓS-TRATAMENTO OU AUTO CURA

As primeiras reações a um tratamento de Reiki podem surgir durante a própria sessão ou levar horas, ou mesmo dias, até se fazerem sentir. Nenhuma destas situações é incomum. Há que sinta uma reação emocional violenta e se aborreça, irrite ou chore por tudo, ou nada. Podem ainda surgir certos sintomas físicos, como calores ou dores de cabeça. São todas elas reações normais e a maior parte dos recetores apercebem-se que passa rapidamente. O Reiki exerce frequentemente reações a nível fisiológico pelo que a vontade de urinar se intensifica, bem como uma maior atividade da bexiga. São sinais positivos dum maior fluxo de energia e é só por si um ajuste da energia universal no seu corpo. Há também quem sinta que depois de uma sessão de Reiki consegue voltar a dormir melhor, isto após anos sofrendo de insónias.

 

UMA REAÇÃO À CURA

Depois de um tratamento pode sentir-se o que alguns praticantes de Reiki designam de “reação à cura” ou “crise da cura”. Nestes casos a pessoa pode sentir-se temporariamente muito pior do que antes de iniciar o tratamento. Esta fase é normalmente de curta duração e mais tarde pode ser interpretada com o reequilíbrio e o centralizar duma força energética que até então causava algum distúrbio interior. Pode ser uma fase dolorosa e perturbante, mas que normalmente passa ao fim de algumas horas ou no dia seguinte. Por isso esteja preparado para estas situações e siga com prudência a sua escolha da primeira sessão de Reiki.

 
 
 

Comentários   

0 #1 Carlos Quaresma 16-12-2014 14:05
Estou novamente a fazer outra pergunta. Desculpem ser um pouco chato, mas preciso saber como detectamos se estamos com um bom terapeuta de reiki, e se é o local certo para fazer uma cura?
Citar

Comentar


Código de segurança
Atualizar

Categoria: