Objetivos

Objetivos da APRE

Objetivos da APRE

Base da Associação

Os objetivos da APRE Associação Portuguesa de Reiki Essencial, é de unificar as escolas, terapeutas e mestres de Reiki Essencial em Portugal, e criar um código justo de ética profissional para a autorregulamentação, de forma a uniformizar os padrões de tratamento e de ensino da terapêutica de Reiki. Têm também o dever de divulgar a filosofia de Reiki na linhagem do Reiki Essencial esclarecendo dúvidas, partilhar o conhecimento, mostrar a correta prática desta postura filosófica.

Na mesma linha de orientação avançar com diversas propostas para o reconhecimento do Reiki como uma terapia natural complementar. Informar e divulgar as entidades competentes da necessidade de regulamentar estas terapias, e criar legislação adequada a nova realidade. Prestar serviços e apoios aos organismos estatais ou privados que reconheçam o Reiki como terapêutica em Portugal. A nossa criação veio de uma necessidade e falha nos diversos organismos e associações criadas, de apoio e ensino aos terapeutas e mestres de Reiki em Portugal. Devido ao aumento da oferta na terapia de Reiki é necessário urgentemente separar o trigo do joio nestas áreas, e desta forma a APRE Associação Portuguesa de Reiki Essencial dá um passo à frente, de forma a informar e classificar o Reiki Essencial em Portugal. Esta Associação irá associar-se a todas as Escolas de Reiki Essencial, mas não serve princípios privados ou outros, e não pretende substituir conceitos ou práticas de outras escolas, mas pretende que todos os seus membros e associados sigam o código de ética necessária à autorregulamentação, de forma a transmitir a quem nos procura uma segurança e estatuto necessário a boa prática do Reiki Essencial.

O grande desafio do século XXI é enfrentar a mudança. As constantes e rápidas transformações da sociedade da informação acarretam o desenvolvimento de novos objetivos educativos. A filosofia de Reiki tem que se enquadrar nesta nova realidade, garantindo não apenas a formação pessoal e profissional dos praticantes, mas também possibilitando a partilha de experiências e o incremento dos saberes dos restantes agentes educativos que nela atuam e da comunidade onde se situa. Por isso, é importante entender a formação como um processo contínuo, que não se esgota numa única aprendizagem.

Tendo por base estes pressupostos, elaborou-se o presente documento formativo, partindo do diagnóstico das necessidades e expectativas de formação dos terapeutas e mestres de reiki. No que se refere aos mestres de reiki e às suas necessidades de formação no âmbito filosófico e terapêutico, este plano foi construído a partir das carências enumeradas pelos mestres.

No caso dos mestres de reiki, foi feito o levantamento das dificuldades sentidas na sua prática e ensino profissional, e das suas expectativas de desenvolvimento. Assim, procedeu‐se ao diagnóstico individual de necessidades de formação no âmbito do reconhecimento, e atualizou-se a informação com a preparação do novo Projeto Educativo de Ensino pela APRE.

 

Destinatários

O Plano de Formação da APRE Associação Portuguesa de Reiki Essencial tem como principais destinatários os intervenientes no processo educativo e formativo no Reiki Essencial:

  • Mestres de Reiki Essencial formados no antigo sistema livre de formação
  • Formadores acreditados pelo IEFP Instituto de Emprego e Formação Profissional e tenham o Certificado de Competências Pedagógicas (CCP) é a certificação que habilita legalmente qualquer profissional a exercer a atividade de formador, que desejem ensinar o Reiki Essencial
  • Futuros Mestres de Reiki Essencial que estejam a ser formados em breve
  • Mestres de Reiki de outras linhagens que desejem estar inscritos como escolas do ensino acreditado pela associação

 

Plano de Formação

São objetivos fundamentais deste Plano de Formação, entre outros:

  • Diagnosticar as necessidades de formação dos Mestres de Reiki, tendo em conta as metas e objetivos definidos no Projeto Educativo
  • Garantir a formação contínua de Mestres de Reiki e a atualização permanente por parte dos profissionais de educação
  • Contribuir para o aperfeiçoamento do desempenho profissional dos Mestres de Reiki permitindo o aprofundamento de conhecimentos e competências nas diversas áreas do saber
  • Melhorar a qualidade dos serviços prestados, através de uma formação adequada dos profissionais da Reiki
  • Responder às necessidades atuais da formação, face à revisão e organização curricular dos cursos e aos desafios que se colocam no presente aos profissionais de Reiki
  • Promover o sucesso educativo e a qualidade das experiências de ensino e das aprendizagens
  • Apoiar o aparecimento e desenvolvimento de projetos de formação e intervenção
  • Divulgar experiências, ideias e materiais, possibilitadores do desenvolvimento de uma prática e de inovação educacional
  • Implementar parcerias que possibilitem a promoção da formação dos Mestres de Reiki
  • Estimular processos de mudança nos futuros Mestres de Reiki, suscetíveis de gerar dinâmicas formativas
  • Apoiar os praticantes, Mestres de Reiki no desenvolvimento de conhecimentos e competências que lhes permitam fazer o acompanhamento presencial e formativo dos alunos e exercer o seu papel de formador e educação dos educandos
  • Valorizar a Escola de Reiki enquanto local de trabalho e de formação ou investigação

 

Necessidades de Formação

Dar resposta aos desafios da sociedade, e assente no sistema educativo português, às metas e objetivos previstos no Projeto Educativo da APRE, e às expectativas dos seus profissionais e da comunidade Reikiana são as grandes linhas que norteiam o Plano de Formação da Associação. A partir daí, do estudo da organização, da identificação dos problemas sentidos pelos Mestres de Reiki e pela comunidade educativa e plasmados no Projeto Educativo, definiram-se as áreas prioritárias da formação para os Mestres de Reiki especializados.

 

Áreas Prioritárias de Formação

O novo Projeto Educativo da APRE aponta como prioritárias três linhas de orientação que deverão servir de ponto de referência para as ações de formação em Reiki Essencial a desenvolver nesta associação e que visam promover:

  • O sucesso educativo e formativo das formações de Reiki Essencial nos cidadãos e praticantes através de uma formação de qualidade e reconhecida
  • A participação dos Mestres de Reiki na vida e desenvolvimento mental, emocional e espiritual dos seus educandos nas atividades ligadas ao Reiki
  • Reconhecimento e legalização do Reiki Essencial como uma formação profissional enquadrada nos critérios de qualidade e ensino, pelos organismos nacionais da formação

 

Feito o levantamento das necessidades da formação dos Mestres de Reiki, considera-se também prioritário desenvolver as áreas que a seguir se referem.

 

Mestres de Reiki Especializados

Nas áreas de formação no Reiki Essencial os Mestres de Reiki que exercerem funções nesta associação devem ter os seguintes itens, em complemento à formação disponibilizada pelo IEFP Instituto de Emprego e Formação Profissional (CCP) Certificado de Competências Pedagógicas - é a certificação que habilita legalmente qualquer profissional a exercer a atividade de formador, e de outras entidades ou espaços de formação legalmente reconhecidos para a formação contínua do pessoal docente e não docente, a associação procurará dinamizar ações de formação para os Mestres de Reiki, a partir dos seguintes recursos humanos:

  • Formadores reconhecidos pelo IEFP - Instituto de Emprego e Formação Profissional e com o CCP
  • Formação no Reiki a mais de três anos
  • Espaço próprio de acordo com a linha de orientação dado pela associação
  • Ser associado da APRE e com as quotas em dia
  • Ter tido formações de Reiki ou reciclagens de formação pela APRE
  • Professores com competências e conhecimentos para o efeito
  • Mestres de Reiki especializados ligados à educação, saúde, psicologia
  • Pessoas que tenham participado em colóquios, seminários, conferências, em colaboração com Instituições de Ensino Superior, editoras, associações, de professores, ou outras
  • Ministrada por associações de interesse público para o processo de ensino e aprendizagem, de personalidades de mérito reconhecido
  • Pós-graduação, como especializações, mestrados, doutoramentos, da responsabilidade de Instituições de Ensino Superior

 

Propostas de Formação Certificada

As propostas de formação que a seguir se apresentam tiveram origem na vontade expressa por alguns Mestres de Reiki em dinamizarem ações de formação nesta associação, e foram recolhidas no final do ano 2015. No ano 2016, a APRE apresentou um projeto para o reconhecimento do Reiki Essencial como uma formação profissional certificada e que tem, como objetivo primordial, o desenvolvimento, aplicação e avaliação de uma metodologia de intervenção para melhorar os resultados médios globais do ensino e formação no Reiki Essencial, prevenindo ou reduzindo assim a má formação e falta de acompanhamento, bem como aumentar o nível de aprendizagem. Neste sentido, este referido projeto, estão previstas três ações de formação para Mestres de Reiki, a saber:

  • Prevê a existência de Workshops de apoio aos Mestres de Reiki, destinados fundamentalmente a criar um plano de orientação e formação de futuros alunos
  • Criação de um Projeto de Intervenção na Formação de Reiki Essencial, tendo como orientação um ensino mais qualificado e enquadrado nos planos de ensino formativo escolar
  • Pretende-se que os Mestres de Reiki tenham o CCP - Certificado de Competências Pedagógicas, que indica uma atitude de maior confiança relativamente às suas competências como formadores, e identifiquem formas que se adequem à sua realidade, de partilhar com os seus formandos os momentos de aprendizagem escolar

 

Conclusão

Sendo o Plano de Formação um documento aberto, necessariamente deverá prever reajustamentos decorrentes das necessidades e oportunidades que vão surgindo ao longo da sua implementação. A sua exequibilidade será́ facilitada se houver a colaboração de toda a comunidade de Mestres de Reiki.

O Plano de Formação é avaliado no final de cada ano e revisto sempre que se julgue conveniente, em função de alterações da legislação, dos documentos orientadores do ensino no Reiki ou de outras mudanças relevantes para o referido plano. No caso de se verificarem eventuais necessidades de formação, identificadas futuramente, far-se-á́ uma revisão do presente documento, integrando as respetivas propostas de formação. Igual procedimento se tomará, no final de cada ano, em relação à atualização da formação realizada pelos Mestres de Reiki.

Compete ao Conselho Pedagógico da APRE Associação Portuguesa de Reiki Essencial acompanhar a execução do Plano de Formação, produzir e aplicar os instrumentos necessários à avaliação do seu desenvolvimento e apresentar o relatório final de avaliação, evidenciando o seu grau de concretização e o impacto da formação na melhoria das práticas educativas, traduzido na aplicação de inquéritos por questionário.

 

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