1. Introdução E Visão Estratégica:
Na sequência de um trabalho exaustivo efetuado pela APRE Associação Portuguesa de Reiki Essencial para o alinhamento do ensino e formação de Praticantes de Reiki, a Direção reconheceu a urgência em implementar diversos Projetos de Ação (PA). O principal objetivo destes projetos é uniformizar as formas de ensino em módulos, garantindo que os Associados da APRE ensinem e pratiquem as mesmas técnicas e padrões de qualidade dentro da linhagem do Reiki Essencial.
Este esforço visa corrigir falhas, retificar comportamentos e elevar os níveis de habilidades técnicas dos praticantes, proporcionando condições favoráveis ao seu crescimento contínuo e à consolidação da terapia no mercado nacional.
Documentos Normativos Fundamentais (Início em 2011):
O trabalho inicial da APRE resultou na criação e revisão de documentos essenciais, iniciados em maio de 2011, que servem de base para a autorregulamentação:
Código | Projeto de Ação | Âmbito Principal |
APRE-PAF-082011 | Formação e Ensino | Padronização dos conteúdos programáticos. |
APRE-PABM-092011 | Técnicas de Bem-Estar | Integração de métodos de relaxamento e meditação. |
APRE-PAT-102011 | Técnicas Complementares ao Reiki | Uniformização de técnicas auxiliares. |
APRE-PAC-072011 | Manual de Conduta Ética Profissional | Ética aplicada às sessões de cura. |
APRE-DNGSR-2011 | Normas Gerais sobre o Reiki Essencial | Documento normativo de referência. |
APRE-CETRE / APRE-CEMRE | Códigos de Ética para Terapeutas e Mestres | Revisão profunda dos códigos de conduta. |
2. Objetivos Estratégicos Do Grupo De Trabalho:
Em maio de 2011, foi constituída uma equipa de Mestres de Reiki Essencial de âmbito nacional para abordar esta problemática, com os seguintes objetivos:
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Desenvolvimento Faseado: Criar projetos de ação faseados, a serem implementados de forma uniforme e sistemática em todos os graus de formação de Reiki.
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Monitorização e Acompanhamento: Acompanhar e monitorizar o ensino do Reiki Essencial em Portugal para garantir a qualidade.
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Uniformização de Critérios: Propor recomendações de novas técnicas complementares e regularizar as existentes para a uniformização de critérios de ensino e de gestão de técnicas.
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Modelo de Intervenção: Implementar um modelo de técnicas complementares baseado no desenvolvimento integral dos futuros Praticantes de Reiki.
3. A Importância Da Formação Certificada E Reconhecimento:
Estes projetos de ação farão parte, futuramente, dos regulamentos internos da APRE, sendo a sua aceitação obrigatória. A formação associada a estes projetos será marcada durante todo o ano e os participantes receberão o reconhecimento da APRE.
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Distinção e Classificação: Esta formação irá distinguir e classificar os diversos Terapeutas e Mestres, cujos nomes serão divulgados no website oficial e meios de comunicação.
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Reconhecimento DGERT: O objetivo final é que o profissional de Reiki possua o certificado profissional pela DGERT, que é um motivo crescente de orgulho, valorização e aceitação legal do seu trabalho.
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Garantia de Qualidade: A certificação é uma garantia de qualidade para o público, impedindo a confusão entre um Profissional de Reiki da APRE e um "terapeuta holístico" ou "mestre independente". O número de associado e o certificado serão elementos de diferenciação amplamente promovidos.
4. Plano De Divulgação E Envolvimento Comunitário:
O sucesso do projeto depende do envolvimento de toda a comunidade. O plano de divulgação está dividido em quatro momentos essenciais:
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Envolvimento dos Associados: O Grupo de Trabalho irá informar e explorar, em conjunto com os Associados, a necessidade e importância destes planos, recolhendo opiniões e sugestões para alterações.
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Envolvimento das Associações: Motivar outras Associações de Reiki a dar a conhecer e a implementar os Projetos de Ação, pois são os mensageiros e promotores da informação que tornará o ensino mais equitativo a nível nacional.
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Divulgação à População Geral: Utilizar a página oficial, a comunicação social e os Representantes Locais para garantir que a população compreenda a importância de ter um bom ensino regularizado.
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Atingir o Reconhecimento Legal: Realçar que apenas um ensino uniforme e sistemático, com o contributo de todos, permitirá o reconhecimento legal e a possibilidade de orientar esforços para a evolução de cada cidadão.
A Direção
(Nota: Todos os envolvidos neste processo serão mencionados em documentos finais e farão parte dos futuros projetos de ensino e cura.)