
A APRE (Associação Portuguesa de Reiki Essencial) estabeleceu o Código de Ética para Mestres de Reiki Essencial (CEMRE-0410), de aceitação obrigatória para os Seus membros. O código foca-se na qualidade do ensino, garantindo que os alunos recebam as melhores bases para se tornarem praticantes e terapeutas competentes.
I. Conduta Ética no Ensino e, na Prática do Mestre
Um bom Mestre de Reiki Essencial deve assumir a responsabilidade sobre o que e como ensina, demonstrando competência, eficiência e integridade pessoal.
| Foco Ético | Regras e Princípios |
| Integridade e Honestidade | Ser o mais honesto e perfeito possível consigo e com os outros. Não misturar prosperidade com ganância (o dinheiro é resultado do trabalho e dedicação). |
| Clareza no Ensino | Não misturar Reiki com religião (o Reiki utiliza os princípios sagrados da inteligência universal de cura). Não tentar modificar o Reiki com sufixos ou misturas com a ciência, ou outras religiões, buscando maior credibilidade. |
| Responsabilidade Pessoal | O Mestre precisa procurar sempre o equilíbrio emocional pela prática e pela terapia. Não misturar a vida pessoal com a profissão, nem transferir problemas pessoais para alunos ou clientes. |
| Respeito Hierárquico | Respeitar a energia universal, a linhagem, os símbolos sagrados, a hierarquia das coisas, os alunos e os clientes. |
| Discriminação e Compaixão | Não discriminar qualquer ser humano pela cor, religião ou classe social. Recomenda-se o estudo sobre a compaixão e o amor incondicional. |
| Transparência e Humildade | Estudar e ser instruído. Ter a humildade de dizer que não sabe e buscar informação. Antecipar e fornecer todas as informações solicitadas pelo aluno (linhagem, data de iniciação, etc.). |
II. A Iniciativa da APRE na Regularização do Ensino
A APRE salienta que, para que o Reiki se torne uma prática terapêutica natural e reconhecida oficialmente, é crucial normalizar e disciplinar o Seu ensino em Portugal.
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Foco do CEMRE-0410: Embora não interfira nos conteúdos, o código visa enquadrar regras obrigatórias para os módulos Shoden (grau 1), Okuden (grau 2) e Shipinden (grau 3), garantindo a qualidade do ensino.
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Problemática: A APRE reconhece que a informação e a organização da formação de Reiki em Portugal é carente e que a informação sem qualidade pode causar prejuízos na formação de futuros praticantes.
Plano de Ação para a Formação
A APRE iniciou em Maio de 2011 um trabalho com uma equipa nacional de Mestres de Reiki Essencial para dar um primeiro passo na regularização do ensino em Portugal.
| Área de Regulamentação | Foco da Padronização |
| Matéria Ensinada | História do Reiki, Linhagens, Símbolos, Princípios do Reiki, Chakras e Autocura. |
| Técnicas e Diagnóstico | Técnicas utilizadas em cada grau (cura a outros, diagnóstico, análise, técnicas de iniciação). |
| Apoio e Acompanhamento | Tempo e acompanhamento em cada grau (apoio pós-curso, partilhas, aulas de apoio, workshops). |
- Objetivo: Orientar e disciplinar o ensino, conferindo uma consistência mais segura e padrões normalizados de técnicas e diagnósticos, para um ensino mais correto e seguro.
APRE-CEMRE-0410
Código De Ética Para Mestres De Reiki.
12 páginas - documento aprovado pela Direção da APRE.
Atualizado em 09/11/2011, pelo grupo de trabalho para a regulamentação da terapia de Reiki Essencial.
Contributo Dos Associados
- Sérgio Silveira
- Conceição Pereira
- Helga Paiva