Hoje irei falar da postura de um praticante de Reiki relativamente à alimentação. Temos muitas indicações que ao começar a prática o Reiki, deve ser alterada na maioria da alimentação. Muitos mestres falam da necessidade de aumentar o Ki interno de forma a estimular um maior fluxo de energia pelo corpo, assim criando um aumento de energia na aplicação de Reiki. Muitas correntes filosóficas desde a Yoga, budismo, tantra ioga e outras associações a alertar pelo respeito pelos animais, defendem a necessidade de recorrer aos alimentos frescos e verdes. Muito respeito essas posturas e estilos de vida saudável, mas gostaria de dar uma palavra de ânimo e de esclarecimento aos praticantes de Reiki. No Reiki, um praticante não necessita de tornar-se vegetariano, somente por estar na senda desta prática. Pode continuar a comer os outros alimentos, desde que o faça moderadamente. E quando falo dos outros alimentos, falo das carnes vermelhas, do café, do álcool e ainda fumar. Não será por isso, que perde a capacidade energética necessária a ser um bom praticante de Reiki. Agora se pensar com alguma lógica, vai aperceber-se que uma alimentação saudável inclui um pouco de toda a roda alimentar conhecida pela ciência médica. Sendo assim, não devemos excluir da alimentação qualquer alimento, somente porque pratica o Reiki.
Se entender a energia Ki, como uma “corrente” energética semelhante ao sangue, então pode entender que a alimentar-se de produtos saudáveis para o seu corpo, e entendo que cada corpo terá determinados alimentos que corresponde melhor consigo, do que outros, estará a aumentar ou reduzir esse fluxo. Quando estamos em défice de alguma vitamina, proteína o nosso corpo apresenta cansaço e desgaste, ou quando houver o excesso diário em carnes processados, por exemplo, a salsicha, já sabemos que pode criar um aumento de doenças cardiovasculares.
Continuando o raciocínio, isso contribui para a diminuição do Ki interno, criando um fluxo energético e sanguíneo mais lento. Contudo, se optar por uma alimentação equilibrada o seu organismo está em equilíbrio e passa a conter um fluxo energético mais intenso, e ajuda, e muito a passar energia do Reiki a outros. E deve entender, que qualquer bom terapeuta tem de ter um excesso energético saudável, pois, só assim consegue transmitir aos outros. Os terapeutas em défice energético, não possuem energia suficiente para passar a outros, e acabam por sentir-se cansados após uma aplicação de Reiki, por isso, são incentivados exclusivamente em aplicar Reiki a si próprio. A alimentação pode contribuir, muito para isso. Pense bem! Neste assunto e faça os ajustes necessários na alimentação de forma a manter o seu corpo energético, constante e regular.