Para começar bem o ano lembro as necessárias posturas e maneiras corretas de lidar com a vida e as provas que nos são colocadas. Alguns dias atrás, estava eu sentado a pensar no início deste ano, e lembrei das seguintes frases que ouvi a algum tempo atrás. Lembro que isto é uma reflexão pessoal para este ano, mas adapta-se a toda a vida. Começo por dizer que devemos todos trabalhar com nobreza, esperar com sinceridade e sentir as pessoas com ternura. Para mim essa é a verdadeira filosofia de vida.
- Aconselho a não ter opiniões firmes, nem creia demasiado no valor das suas opiniões. Pois, o que hoje é certo, amanhã não pode ser. Sê tolerante com os outros, porque não tem certeza de nada nesta vida.
- Não julgue ninguém, porque não observa os motivos, mas sim somente os atos. Muitos atos parecem despropositados à primeira vista, mas não sabemos o que levaram a fazer isso. Não devemos atirar pedras aos outros, pois nós também temos “telhados de vidro”.
- Espera o melhor e prepara-te para o pior. Será a necessidade de ser mais cauteloso nas escolhas, pois o que achamos corretos ontem, hoje ou amanhã poderá mostrar-se menos acertado. Escolhe o melhor que puder e sabe, mas prepara-te sempre com um plano B.
- A vida é um ciclo eterno de aprendizagens e testes a nossa paciência e virtudes. No entanto, não devemos pensar que já atingimos o patamar mais elevado, ou que não precisamos de ninguém, pois aprendo sempre tudo sozinho. Esta vida teremos muitos e muitos “mestres” e aprendemos a cada passo, e até morrer não saberemos tudo na vida, essa é uma certeza.
- Agora limpa a sua mente e segue atento na estrada da mestria e das lições valiosas que a vida traz, e aprende rapidamente. Se assim fizer, garanto-lhe que chegará a uma fase da sua vida, que vai sentir como um vencedor, pois conseguiste ultrapassar e compreender as lições de vida. E agora um feliz ano cheio de boas surpresas.