CATEGORIA DE ARTIGOS

Inoculação BBG

Inoculação BBG

Efeitos do Reiki na evolução do granuloma induzido através inoculação do BBG. Dissertação de Mestrado Garé, Ricardo Rodrigues (Catálogo USP).

Nome Completo: Ricardo Rodrigues Garé

Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia

Área do Conhecimento: Patologia Experimental e Comparada.

Data de Defesa: 2008-11-28

Orientador: Sinhorini, Idércio Luiz (Catálogo USP)

Banca examinadora Sinhorini, Idércio Luiz (Presidente), Benites, Nilson Roberti, Gaviolle, Maria Christina.

Título em português: efeitos do reiki na evolução do granuloma induzido através da inoculação do BCG em hámsteres e do tumor ascítico de Ehrlich induzido em camundongos.

 

Tumor de Ehrlich Animal

Estudaram os efeitos da influência do Reiki na evolução do granuloma induzido experimentalmente pela inoculação do BCG no coxim plantar de hámsteres, assim como os efeitos da mesma terapia em camundongos portadores do tumor ascítico de Ehrlich in vivo e in vitro. No modelo de inflamação granulomatosa crónica, utilizou-se 40 hámsteres machos, os quais após serem inoculados com BCG no dia 0 no coxim da pata posterior direita, foram separados em dois grupos contendo 20 animais em cada.

Um grupo denominado controle, o qual não recebeu nenhum tratamento, e um grupo denominado Reiki, o qual recebeu Reiki por 15 minutos, diariamente, a uma distância de 30 cm. Imediatamente antes da inoculação foi realizada a medida do diâmetro da pata a ser inoculada, sendo que as medições continuaram até o momento do sacrifício dos animais, sendo realizadas em dias alternados. No modelo de tumor ascítico de Ehrlich, foram utilizadas 26 camundongos fêmeas, as quais foram injetadas com células de Tumor de Ehrlich pela via intraperitoneal, sendo este considerado dia 0 da experiência. Em seguida estes camundongos foram separados em 3 grupos: controle (n=8), reiki A (n=9) e reiki B (n=9). Grupo controle não recebeu nenhum tipo de tratamento, grupo Reiki A recebeu reiki por 10 minutos, diariamente, a uma distância de 30 cm e grupo Reiki B recebeu manipulação e uma técnica diferente de Reiki.

Os animais então foram observados diariamente até o dia de óbito. Relativamente ao edema da pata, foi observada diminuição deste hámsteres inoculados com BCG e tratados com Reiki. Com respeito à avaliação da taxa de sobrevida em camundongos com tumor ascítico de Ehrlich, observou-se maior taxa de sobrevida nos camundongos inoculados pertencentes ao grupo Reiki A.

 

Investigação

Aqui pode ter acesso à investigação completa do autor: Ricardo Rodrigues Garé em 2008. No caso de copiar este texto, peço o favor de colocar o endereço do “site” de onde tirou essa informação. Obrigado.

Saiba mais

 

 

 

Morada da Sede

Rua do Xisto, n.º 150 . 4475-509 Maia
Tel: 229 607 021 (Chamada para rede nacional)
Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Horário: De 2.º a 6.º Feira das 10h00 às 18h30

PayPal, MBWay, Multibanco

Licenças e Certidões

Entidade registada e licenciada pela ERS

Licença de Funcionamento 20247/2021
Certidão de Registo E152912

Livro de Reclamações