
O texto resume uma dissertação de Mestrado pioneira e de "excelência" de Ricardo Monezi Julião De Oliveira (2003), apresentada à Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). O trabalho foca-se na investigação dos efeitos da prática de imposição de mãos (terapia energética, semelhante ao Reiki) no sistema imunológico e hematológico de camundongos. Este é um estudo científico pioneiro que procurou avaliar, de forma controlada, o impacto fisiológico da imposição de mãos sobre parâmetros sanguíneos e de defesa em animais, comparando-o com grupos controlo e placebo.
I. Objetivo e Metodologia
-
Objetivo: Avaliar os efeitos da prática de imposição de mãos sobre os sistemas hematológico e imunológico de camundongos machos.
-
Caráter do Trabalho: Dissertação para obtenção do título de Mestre em Ciências, considerada um trabalho "único no âmbito da ciência e o primeiro do género a ser publicado" (em 2003).
-
Desenho do Estudo: Estudo experimental em camundongos, com divisão em:
-
Grupo de Tratamento: Recebeu a imposição de mãos.
-
Grupo Controlo: Não recebeu tratamento.
-
Grupo Placebo: Recebeu intervenção simulada.
-
-
Parâmetros Avaliados: Parâmetros hematológicos (sanguíneos) e imunológicos.
II. Resultados-chave e Conclusão
Os resultados demonstraram alterações fisiológicas significativas no grupo que recebeu a imposição de mãos, enquanto os outros grupos permaneceram inalterados.
Alterações Significativas no Grupo de Imposição de Mãos:
-
Plaquetas: Diminuição significativa do número de plaquetas.
-
Monócitos: Elevação do número de monócitos na leucometria específica.
-
Atividade Citotóxica: Elevação da atividade citotóxica de células não aderentes (incluindo células NK - Natural Killer - e LAK - Lymphokine-Activated Killer).
Conclusão:
-
Grupos Controlo e Placebo: Não mostraram nenhuma alteração.
-
Conclusão do Autor: Os resultados levam a concluir que há uma "alteração fisiológica decorrente à imposição de mãos", e que é necessário aprofundar os estudos para entender o porquê desta ocorrer.