Benefícios da terapia Reiki em doentes onco-hematologicos, nos benefícios na saúde.
Objetivos: conhecer o grau de aceitação e perceção dos benefícios nas saúde e nível de satisfação em pacientes oncológicos onde se aplicou a terapia de Reiki.
Material e métodos: estudo descritivo transversal, realizado na Unidade de Transplante de Medula Óssea e Hematológica do Hospital Ramón y Cajal (Madrid) durante 9 meses (2008–2009), através de um questionário autoadministrado com 38 perguntas: variáveis sociodemográficas de familiarização com as terapias complementares e sobre a terapia Reiki.
Resultados: a participação foi oferecida a todos os pacientes (n = 119) com uma taxa de resposta de 42% (n = 50), onde 63,3% acreditava na eficácia das terapias complementares. As sensações mais experienciadas foram: calor (65,8%), relaxamento muscular (61,5%), sono (31,6%), diminuição da ansiedade (30%) e melhoria do humor (30%), descrevem também uma melhoria do sono (48,3%) e diminuição da dor (46,2%). Em 70,8% (n = 34) parecia ótimo oferecê-lo no hospital, afirmando em 97,9% (n = 46) que deveria expandir para outros Serviços/Hospitais.
Conclusão: os pacientes oncológicos manifestaram um alto grau de aceitação e satisfação da terapia Reiki. As sensações experienciadas foram o calor, relaxamento muscular, sono, diminuição da ansiedade e melhoria do estado humor.
Investigação
Aqui pode ter acesso à investigação completa dos autores: Beatriz Maza Muela, Cristina Chao Lozano e Félix Sánchez Vicario em 2010. No caso de copiar este texto, peço o favor de colocar o endereço do “site” de onde tirou essa informação. Obrigado.