Voluntariado de Reiki.

Voluntariado de Reiki.

Desenvolvimento num hospital: Programa de voluntariado de Reiki.

Formação de voluntários para fornecer Reiki aos pacientes, famílias e funcionários no ambiente de tratamento agudo. Criar um ambiente de cuidado para os pacientes e as suas famílias que promove a cura e relaxamento enquanto reduz o “stress” é um desafio contínuo no cenário dos cuidados intensivos. Para realizar isso, os enfermeiros precisam de ter acesso a uma gama de opções que ajuda cada indivíduo a encontrar o seu próprio espaço ideal para curar. Para atingir esse objetivo, muitas vezes descobrimos que todos os provedores devem ir além das práticas tradicionais e oferecer alternativas de tratamento.

Em 2007 uma pesquisa feita pela National Center for Complementary and Alternative Medicine e a National Center for Health Statistics reportou que 1 em cada 4 adultos usou a Medicina Alternativa e Complementar. Também foi verificado que aproximadamente 1,2 milhões de adultos Americanos usa uma Terapia Alternativa, tal como o Reiki. O American Hospital Association conduziu uma investigação em 2010 em que 42% das respostas hospitalares ofereceram pelo menos um tipo de Terapia Alternativa para complementar os serviços tradicionais.

A terapia Reiki nos cuidados da saúde estão cada vez mais a evoluir. O Center for Reiki Research no seu website registou 74 hospitais, clínicas e hospícios onde o Reiki é oferecido como uma forma de tratamento, incluindo Organizações no Sul de áfrica, Inglaterra, Bélgica, Canadá e Argentina.

Progama Voluntariado de Reiki: O Reiki e outras Terapias Alternativas estão incluídas no Massachusetts Nursing Practice Act e estão englobadas no âmbito das normas de enfermagem em muitos estados. Em 2005, as aulas de Reiki começaram a ser oferecidas a 200 enfermeiros do Programa de Cuidados Integrativos, onde a intenção era treinar pessoas suficientes para fazer Reiki aos pacientes, familiares e funcionários 7 dias por semana, 24 horas por dia. Num outro Hospital constatou-se que mais de 3000 enfermeiros treinados foi insuficiente para atender o número de pedidos, particularmente no período pós-operatório. Estratégias foram estudadas e concluíram que foi necessário criar o Programa Voluntariado de Reiki. Estes voluntários seriam utilizados para fornecerem o tratamento de Reiki, os enfermeiros consentiriam pacientes e documentariam os resultados das sessões.

O Programa Voluntariado de Reiki tem sido inestimável. Os funcionários reconhecem que o Reiki contribui para a criação de um ambiente ideal de cuidado e cura, oferecendo momentos especiais de carinho e paz a um ritmo acelerado. Os enfermeiros estão a começar a incorporar o Reiki na sua prática quotidiana. Os pacientes, famílias e funcionários forneceram opinião indicando os benefícios do Reiki na redução da dor, ansiedade e “stress”. A linguagem e abordagem simples e consistente utilizados pelos voluntários do Reiki, com um forte programa, ajudaram a tornar isso amplamente aceite e num programa confiável dentro do hospital.

 

Reportagem

Aqui pode ter acesso à reportagem completa dos autores: Julie Hahn, Patricia M. Reilly, Teresa M. Buchanan em 2007. No caso de copiar este texto, peço o favor de colocar o endereço do “site” de onde tirou essa informação. Obrigado.

 

https://www.apre.pt/ficheirosreiki/Programatreinreikihospital.pdf