Saúde mental.

Saúde mental.

Os efeitos do tratamento de Reiki na saúde mental dos Profissionais em risco de “stress” traumático: estudo de controlo de placebo.

O objetivo deste estudo experimental foi examinar os efeitos do Reiki ao nível de risco de “stress” traumático secundário e os seus sintomas associados entre profissionais de saúde mental. A experiência foi composta por Estudantes Sociais (61%), Assistentes Sociais (34%) e licenciados em Aconselhamento Social (5%). Os participantes do estudo foram aleatoriamente designados para um dos três grupos de tratamento: Reiki, Placebo ou Grupo Controlado. As medidas dependiam de um pré-teste e um pós-teste em que consistia o nível de risco de “stress” traumático, ansiedade, depressão, raiva e desespero. Uma análise variada foi conduzida para verificar se houve diferenças entre os tratamentos de grupo. Concluindo que não houve diferenças significativas entre o Reiki, o placebo ou grupos controlados nas medidas variáveis.

 

Investigação

Aqui pode ter acesso à investigação completa dos autores: Martha P. Novoa and Daphne S. Cain em 2014. No caso de copiar este texto, peço o favor de colocar o endereço do “site” de onde tirou essa informação. Obrigado.

 

https://www.apre.pt/ficheirosreiki/12.pdf