Dor e ansiedade.

Dor e ansiedade.

Os efeitos da terapia Reiki na dor e na ansiedade, e na qualidade de vida dos pacientes.

A Terapia de Reiki é uma técnica de cura natural, colocando as mãos e transferindo energia do praticante de Reiki para o paciente. Fizeram uma investigação da aplicação de Reiki em pacientes com cancro, ansiedade dor e doenças gerais. Um projeto feito entre 2003 e 2005 conduzido por voluntários de uma associação num hospital e alargado por 3 anos. Os praticantes de Reiki receberam 2 anos de teoria e treino prático.

O estudo foi feito em 118 pacientes (67 mulheres e 51 homens, idade media 55 anos) com cancro, em qualquer fase e estado, recebendo quimioterapia. Antes de cada sessão, um enfermeiro recolhia os dados do paciente e historial clínico. A dor e ansiedade foram avaliados de acordo com uma escala de classificação numérica por praticantes de Reiki.

Cada sessão durou cerca de 30 minutos. Os 118 pacientes receberam no mínimo um tratamento de Reiki, (numero total 238). Num subgrupo de 22 pacientes, que recebeu os 4 tratamentos, os resultados da ansiedade desceram de 6,77 para 2,28 (P <.000001) e a dor de 4.4 to 2.32 (P = .091). Geralmente, as sessões foram benéficas para o bem-estar, relaxamento, alívio da dor, bom dormir e redução da ansiedade. Oferecer a Terapia de Reiki nos hospitais poderá responder as necessidades dos pacientes físicos e emocionalmente.

 

Investigação

Aqui pode ter acesso à investigação completa dos autores: Nadia Birocco, Camilla Guillame, Silvana Storto, Giuliana Ritorto, Cristiana Catino, Nisha Gir, Lucia Balestra, Giancarla Tealdi, Cristina Orecchia, Giovanna De Vito. Lorena Giaretto, Michela Donadio, Oscar Bertetto, Marina Schena, Libero Ciuffreda em 2011. No caso de copiar este texto, peço o favor de colocar o endereço do “site” de onde tirou essa informação. Obrigado.

 

https://www.apre.pt/ficheirosreiki/Efeitsdoransieddoncologia.pdf