Código Ético Mestres Reiki (APRE-CEMRE-0410)

Código Ético Mestres Reiki (APRE-CEMRE-0410)
Na sequência de um trabalho efetuado pela APRE, na conjugação e alinhamento no ensino e formação de praticantes de Reiki, foi desde logo salientada a importância de se implementar um plano de ação no código de ética para mestres de Reiki Essencial, como referência o número CEMRE-0410. O início deste plano na APRE e a perspetiva defendida pelo grupo de trabalho, visam aconselhar e orientar a formação de Reiki no grau Shoden (módulo 1), Okuden (módulo 2) e Shipinden (módulo 3) de forma a enquadrar estas regras que são de aceitação obrigatória aos membros, e não pretende interferir com os conteúdos dos cursos, mas sim com a qualidade dos mesmos, garantindo aos alunos as melhores bases para o seu ensino.
 
Como todos nós nos esforçamos para tornar o Reiki uma prática terapêutica natural, e reconhecida oficialmente, não devemos descurar o seu ensino, pois este terá bastante influência na forma como os alunos o praticarão.os diversos ensinamentos dos cursos de Reiki Essencial dos nossos associados. Sendo assim o modelo apresentado é adequado às necessidades de ensino e formação dos futuros praticantesAs bases de ensino diversificadas que são utilizadas pelos diversos Mestres de Reiki, dados através da sua própria experiência é sempre uma maior valia, como também as técnicas de Reiki dadas estão bastante generalizadas. A lógica deste modelo de ensino visa orientar e disciplinar o ensino de Reiki em Portugal, e dar uma consistência mais segura e com padrões normalizados de técnicas como de diagnósticos no Reiki, de forma a todos estarmos bastante co-relacionados com um ensino mais correto e seguro para todos. 

Na generalidade apesar da informação sobre os cursos e formações de Reiki Essencial ser recolhida e relatada regularmente, é difícil obter informação completa e apropriada. A informação sem qualidade pode causar mais prejuízos do que vantagens, no ensino de um futuro praticante de Reiki. Contudo, a obtenção de informação e técnicas fiáveis e de qualidade pode ser morosa e dispendiosa. 

Em Portugal, a classificação e organização da formação de Reiki não é feita por nenhuma associação, e sendo assim a APRE vai dar um primeiro passo na regularização do ensino de Reiki Essencial em Portugal. Nesta primeira fase daremos importância à matéria ensinada (história do Reiki, linhagens, símbolos, princípios do Reiki, chakras, autocura) como as técnicas utilizadas em cada grau (cura aos outros, diagnóstico, análise, técnicas de iniciação) e ao nível do tempo e acompanhamento em cada grau (apoio depois do curso, partilhas, aulas de apoio, worshops). 

Nesse sentido e decorrente desta necessidade sentida não só por vários profissionais de Reiki no terreno como pelas escolas, organismos, associações, e dada a importância deste tipo de informação para planeamento da formação dos futuros praticantes, esta associação considerou prioritário a constituição de um grupo de trabalho que abordasse esta problemática e avançasse com um plano de ação na área da formação de Reiki Essencial. Para tal, foi constituída uma equipa de âmbito nacional composta por Mestres de Reiki Essencial, que iniciou o seu trabalho em Maio de 2011. 

 

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APRE-CEMRE-0410

12 páginas - documento aprovado pela Direção da APRE

Atualizado em 09/11/2011

 

CONTRIBUTO DOS ASSOCIADOS:

Sérgio Silveira - associado APRE-00001-PT

Conceição Pereira - associada APRE-00002-PT

Helga Paiva - associada APRE-00004-PT