Equipa Pedagógica Formação da APRE

Conselho Pedagógico Formação da APRE 

ENTIDADE CERTIFICADA PELA DGERT

A APRE Associação Portuguesa de Reiki Essencial é entidade formadora certificada pela DGERT, nas seguintes áreas de educação e formação:

 

  • 090 Desenvolvimento pessoal
  • 146 Formação de professores e formadores de áreas tecnológicas
  • 729 Saúde – Programas não classificados noutra área de formação

 

Ser uma entidade formadora certificada significa que os procedimentos e práticas da APRE estão de acordo com um referencial de qualidade específico para a formação. Além disso, a formação promovida só é considerada certificada, nos termos do Sistema Nacional de Qualificações, se for desenvolvida por entidade formadora certificada. As entidades formadoras certificadas estão isentas de imposto sobre o valor acrescentado (IVA) sobre os seus produtos e serviços de formação profissional. Os clientes de entidades formadoras certificadas podem deduzir no imposto sobre o rendimento singular (IRS) despesas relacionadas com formação profissional adquirida nas mesmas.

APRE Entidade Formadora Certificada

Certificado Nº 3836/2020 

A Certificação da Entidade pode ser consultada em https://certifica.dgert.gov.pt/home.aspx

 

Quais as vantagens das nossas formações serem certificadas pela DGERT?

Com o objetivo de ter sempre a melhor qualidade nos nossos cursos e formações, desde muito cedo, que efetuamos todo o processo para sermos uma associação certificada pelo sistema de Certificação das Entidades Formadoras da DGERT, órgão governamental considerado o mais importante e diferenciado em termos de garantia da qualidade do sistema formativo.

Ser uma entidade formadora certificada pela DGERT significa que os procedimentos e práticas da entidade formadora estão de acordo com um referencial de qualidade específico para a formação. A associação segue diretrizes e regras que fazem com que todo o processo formativo decorra com elevados níveis de qualidade. Incluso em todo o processo de gestão da formação estão: os relatórios de qualidade e de melhoria contínua, todos os procedimentos desde a inscrição, ao controlo da evolução da formação até ao acompanhamento pós-formação do formando. A organização do processo formativo em contexto de sala, a competência da equipa de gestão e a qualificação curricular e experiência dos formadores, a adequação das salas e equipamento, entre outros aspetos.

 

Quais são as vantagens para si, enquanto nosso formando individual/empresarial:

1. Garantia de estar a fazer a sua formação numa associação reconhecida pelo seu mérito pedagógico, estável e com uma prática regular e contínua.

2. Reconhecimento pelo mercado de uma entidade idónea e certificada como apta para a atividade formativa.

3. Inserção das formações no seu Registo Individual de Competências. Trata-se de um instrumento tecnológico de registo, onde constam todas as suas formações reconhecidas. As entidades empregadoras podem consultar este registo e, em geral, as empresas validam mais as formações certificadas pela DGERT.

4. Vantagens fiscais: os valores pagos são considerados despesas de educação para efeitos de IRS, podendo deduzir até 30% do montante investido.

5. As formações da APRE são isentas de IVA, o que nos permite manter preços mais acessíveis.

Quebrar barreiras, inovar a cada processo formativo e acrescentar valor a cada cliente, são as motrizes da nossa ação. A excelência é o nosso lema no que toca à qualidade dos serviços que prestamos. Conheça as nossas formações e as soluções que temos para individuais e empresas.

 

EQUIPA FORMATIVA E PEDAGÓGICA

A equipa pedagógica do APRE é constituída por formadores certificados e especializados nas diversas as áreas de formação, sendo um fator decisivo para o sucesso profissional dos seus formandos.

 

CONSELHO PEDAGÓGICO:

Maria Conceição Pereira (Coordenadora Pedagógica e Gestora de Formação)

Conceição Pereira
APRE: Conceição Pereira, Certificado de competências pedagógicas n.º F6521/98.

 

EQUIPA DE FORMAÇÃO:

Sérgio Silveira   Luísa Salvador   Carla Fernandes   Vítor Moreira
APRE Maia: Sérgio Silveira, Certificado de competências pedagógicas n.º F634584/2015.   APRE Odivelas: Luísa Salvador, Certificado de competências pedagógicas n.º F646946/2016.   APRE Queluz: Carla Fernandes, Certificado de competências pedagógicas n.º F634584/2015.   APRE Felgueiras: Vítor Moreira, Certificado de competências pedagógicas n.º F652861/2017.
Mónica Neves   Nuno Cardoso   Catarina Ângelo   Joel Reis
APRE Vila Real: Mónica Neves, Certificado de competências pedagógicas n.º F672956/2018.   APRE Esmoriz: Nuno Cardoso, Certificado de competências pedagógicas n.º F684722/2019.   APRE Caldas da Rainha: Catarina Ângelo, Certificado de competências pedagógicas n.º F675783/2019.   APRE Esmoriz: Joel Reis, Certificado de competências pedagógicas n.º F673487/2018.

 

Na sequência do trabalho efetuado pela APRE, na conjugação e alinhamento no ensino e formação de praticantes de Reiki, foi desde logo salientada a importância de se implementar um plano de ação na área de formação. Este plano de ação tem como referência o número APRE-PAF-082011. O início deste plano na APRE e a perspetiva defendida pelo grupo de trabalho, visam aconselhar e orientar a formação de Reiki no grau Shoden (módulo 1), Okunden (módulo 2) e Shinpiden (módulo 3) de forma a enquadrar os diversos ensinamentos dos cursos de Reiki Essencial dos nossos associados. Sendo assim o modelo apresentado é adequado às necessidades de ensino e formação dos futuros praticantes.

As bases de ensino diversificadas que são utilizadas pelos diversos mestres de Reiki, dados através da sua própria experiência é sempre uma maior dádiva, como também as técnicas dadas estão bastante generalizadas. A lógica deste modelo de ensino visa orientar e disciplinar o ensino do Reiki em Portugal, e dar uma consistência mais segura e com padrões normalizados de técnicas, como diagnósticos no Reiki, de forma a todos estarmos bastante correlacionados com um ensino mais correto e seguro para todos.

Na generalidade apesar da informação sobre os cursos e formações de Reiki Essencial ser recolhida e relatada regularmente, é difícil obter informação completa e apropriada. A informação sem qualidade pode causar maiores prejuízos do que vantagens, no ensino de um futuro praticante. Contudo, a obtenção de informação e técnicas fiáveis e de qualidade pode ser morosa e dispendiosa.

Em Portugal, a classificação e organização da formação de Reiki não é feita por nenhuma associação, e sendo assim a APRE vai dar um primeiro passo na regularização do ensino de Reiki Essencial em Portugal. Nesta primeira fase daremos importância à matéria ensinada (história do Reiki, linhagens, símbolos, princípios, chakras, autocura) como as técnicas utilizadas em cada grau (cura aos outros, diagnóstico, análise, técnicas de iniciação) e ao nível do tempo e acompanhamento em cada grau (apoio pós-curso, partilhas, aulas de apoio, workshops).

Nesse sentido e decorrente desta necessidade sentida não só por vários profissionais de Reiki no terreno como pelas escolas, organismos, associações, e dada a importância deste tipo de informação para planeamento da formação dos futuros praticantes, esta associação considerou prioritário a constituição de um grupo de trabalho que abordasse esta problemática e avançasse com um plano de ação na área da formação de Reiki Essencial.

Para tal, foi constituída um Conselho de Formadores de âmbito nacional composta por mestres de Reiki Essencial, que iniciou o seu trabalho em junho de 2016, para o melhoramento e aperfeiçoamento das formações de Reiki Essencial.

 

SÃO OBJETIVOS DESTE CONSELHO PEDAGÓGICO:

1.    Desenvolver um plano de ação, faseado, a implementar de forma uniforme e sistemática na formação de Reiki nos diversos graus.

2.    Desenvolver um plano de planificação geral de formação no Reiki Essencial.

3.    Acompanhar e monitorizar o ensino do Reiki Essencial em Portugal.

4.    Propor recomendações de novas técnicas para o ensino de Reiki Essencial de forma a aumentar a qualidade na formação.

5.    Certificar novas escolas recomendadas pela associação a nível nacional.

 

Com vista a tornar possível no médio prazo a implementação de um modelo de ensino de Reiki Essencial baseado nas necessidades de formação dos futuros praticantes, é fundamental o trabalho em desenvolvimento no âmbito deste grupo. A sistematização e regulação da formação de Reiki Essencial e a uniformização de critérios de ensino, permitirá uma gestão dos cursos mais rigorosos, a utilização de normas de orientação Reikiana, critérios de referência e técnicas de Reiki mais “convergentes” entre os diferentes módulos. 

 

 

 
 
 

Comentários   

0 #7 Elisa Pinto 15-07-2020 08:58
Muitos parabéns pela certificação da DGERT. Vocês merecem pelo bom empenho que tem feito em defesa do Reiki em Portugal. Bj
Citar
-1 #6 Sérgio 20-09-2016 13:30
Olá Ana Gil, desde já agradeço o seu contacto.
Foi enviado à pouco um email, com toda a informação. Contudo alguma dúvida,não hesite em contactar-nos. Obrigada!
Citar
0 #5 Ana Paula Gil 19-09-2016 09:36
Bom dia
Gostava de saber o valor dia cursos de Reiki e se fazem em qualquer altura
Grata
Citar
0 #4 Sérgio 05-09-2016 12:25
Desde já obrigado pelo seu contacto.
Toda essa informação foi enviada para o seu email à momentos. Qualquer outra questão esteja a sua vontade de nos contactar. Obrigado.
Citar
0 #3 Maria Maciel 04-09-2016 19:28
Boa noite! Gostaria de fazer o curso de reiki geau 1! Sou de Vila do Conde!
Venho por indicação do Sr. Álvaro Ribeiro
Posso saber a duração do curso e os valores???
Obrigado

Atentamente

Maria Ribeiro Maciel
Citar
0 #2 Sérgio 26-08-2016 07:04
Bom dia D.Lurdes.
Já enviei um email a dar indicações das escolas perto de si. Desde já obrigado pelo seu contacto.
Citar
0 #1 Lurdes Sousa 25-08-2016 18:53
Boa noite sou do entroncamento e gostaria de tirar o curso de reiki mas não sei onde me informar. Estive a ver o vossa página e interessou-me. Gostava que me ajudassem. Obrigada
Citar

Comentar


Morada da Sede

Rua do Xisto nº 150. Maia
Tel: 229 607 021 
Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Horário: De 2º a 6º Feira das 10:00h às 18:30h

APRE Entidade Formadora Certificada

 

Subscrever a Newsletter

Inscreva-se na nossa lista de e-mails e será atualizado sobre as últimas notícias, sobre a associação.

 registar a newsletter