Rua do Xisto nº 150,
4475-509 Nogueira Maia

(351) 229 607 021
info@apre.pt

Reiki Essencial

|
Escrito por APRE
Categoria:
  

UM GRUPO DE APOIO AO REIKI

Na sequência do trabalho efetuado pela APRE, na conjugação e alinhamento no ensino e formação de praticantes de Reiki, foi desde logo salientada a importância de se implementar um plano de ação na área de formação. Este plano de ação tem como referência o número APRE-PAF-082011. O início deste plano na APRE e a perspetiva defendida pelo grupo de trabalho, visam aconselhar e orientar a formação de Reiki no grau Shoden (módulo 1), Okunden (módulo 2) e Shinpiden (módulo 3) de forma a enquadrar os diversos ensinamentos dos cursos de Reiki Essencial dos nossos associados. Sendo assim o modelo apresentado é adequado às necessidades de ensino e formação dos futuros praticantes.

As bases de ensino diversificadas que são utilizadas pelos diversos mestres de Reiki, dados através da sua própria experiência é sempre uma maior dádiva, como também as técnicas dadas estão bastante generalizadas. A lógica deste modelo de ensino visa orientar e disciplinar o ensino do Reiki em Portugal, e dar uma consistência mais segura e com padrões normalizados de técnicas, como diagnósticos no Reiki, de forma a todos estarmos bastante correlacionados com um ensino mais correto e seguro para todos.

Na generalidade apesar da informação sobre os cursos e formações de Reiki Essencial ser recolhida e relatada regularmente, é difícil obter informação completa e apropriada. A informação sem qualidade pode causar maiores prejuízos do que vantagens, no ensino de um futuro praticante. Contudo, a obtenção de informação e técnicas fiáveis e de qualidade pode ser morosa e dispendiosa.

Em Portugal, a classificação e organização da formação de Reiki não é feita por nenhuma associação, e sendo assim a APRE vai dar um primeiro passo na regularização do ensino de Reiki Essencial em Portugal. Nesta primeira fase daremos importância à matéria ensinada (história do Reiki, linhagens, símbolos, princípios, chakras, autocura) como as técnicas utilizadas em cada grau (cura aos outros, diagnóstico, análise, técnicas de iniciação) e ao nível do tempo e acompanhamento em cada grau (apoio pós-curso, partilhas, aulas de apoio, workshops).

Nesse sentido e decorrente desta necessidade sentida não só por vários profissionais de Reiki no terreno como pelas escolas, organismos, associações, e dada a importância deste tipo de informação para planeamento da formação dos futuros praticantes, esta associação considerou prioritário a constituição de um grupo de trabalho que abordasse esta problemática e avançasse com um plano de ação na área da formação de Reiki Essencial.

Para tal, foi constituída um Conselho Pedagógico de Formação Contínua de âmbito nacional composta por mestres de Reiki Essencial, que iniciou o seu trabalho em junho de 2016, para o melhoramento e aperfeiçoamento das formações de Reiki Essencial. São órgãos deste conselho os seguintes associados: 

 

Maria Conceição Pereira (Presidente)

Carla Cristina Fernandes (Vogal)

Luísa Manuela Salvador (Vogal)

Luís Vítor Moreira (Vogal)

Maria Mónica Neves (Vogal)

Nuno Ricardo Cardoso (Vogal)

 

 

SÃO OBJETIVOS DESTE CONSELHO PEDAGÓGICO:

1.    Desenvolver um plano de ação, faseado, a implementar de forma uniforme e sistemática na formação de Reiki nos diversos graus.

2.    Desenvolver um plano de planificação geral de formação no Reiki Essencial.

3.    Acompanhar e monitorizar o ensino do Reiki Essencial em Portugal.

4.    Propor recomendações de novas técnicas para o ensino de Reiki Essencial de forma a aumentar a qualidade na formação.

5.    Certificar novas escolas recomendadas pela associação a nível nacional.

 

Com vista a tornar possível no médio prazo a implementação de um modelo de ensino de Reiki Essencial baseado nas necessidades de formação dos futuros praticantes, é fundamental o trabalho em desenvolvimento no âmbito deste grupo. A sistematização e regulação da formação de Reiki Essencial e a uniformização de critérios de ensino, permitirá uma gestão dos cursos mais rigorosos, a utilização de normas de orientação Reikiana, critérios de referência e técnicas de Reiki mais “convergentes” entre os diferentes módulos. 

 

 

 
 
|
Escrito por APRE
Categoria:

QUEM SOMOS

Somos uma equipa de mestres de Reiki Essencial ligados a um projeto profissional chamado de “Onda Reiki um projeto em movimento”, que tem como objetivo a prestação de apoio e serviços aos praticantes de Reiki Essencial. Os nossos esforços irão consolidar nas áreas de comunicação, e nas aplicações, e regulamentação da terapêutica de Reiki. A APRE Associação Portuguesa de Reiki Essencial assuma-me em parceria com a Anastácia Centro de Terapias Alternativas no desenvolvimento dos seus próprios projetos, fruto da iniciativa dos seus fundadores. Esta associação assume-se como um sólido projeto profissional que dota os seus associados das melhores soluções para o desenvolvimento do Reiki Essencial em Portugal.

A principal razão para a criação desta associação foi garantir a divulgação da excelência do Reiki na sociedade portuguesa e as suas vantagens no complemento da saúde. Em 2010, a APRE Associação Portuguesa de Reiki Essencial iniciou a sua atividade e se estabeleceu como uma associação sem fins lucrativos, não governamental portuguesa.  

 

A NOSSA HISTÓRIA

Fiel à sua missão de conservar a ideologia do Reiki Essencial, procurando evitar a todo o custo a deturpação de ideias contrárias ao Reiki, iniciou um projeto chamado “Onda-Reiki” por todo o país. Essas iniciativas por parte dos nossos fundadores vão na direção de fazer compreender o Reiki Essencial, e uma estratégia ambiciosa e de grande escala, para chegar a todos os pontos de Portugal. Para isso, é necessário o estabelecimento de alianças com diversas organizações, associações, instituições de pesquisa, sector privado e comunidades locais de forma a garantir a correta sustentabilidade dessas ações. Convidamos assim todos aqueles que dividem connosco essa missão a unirem esforços, com esta Associação para enfrentar os grandes desafios de proteger esta filosofia Japonesa no nosso país.

 

A NOSSA EQUIPA

Aqui pode ter acesso aos nomes que constituem a associação de Reiki Essencial. São todos voluntários e associados, e não são remunerados pelos cargos exercidos. A associação desempenha uma função de divulgação do Reiki e, é uma associação sem fins lucrativos. Estes novos corpos sociais foram eleitos em abril de 2019, devido à necessidade de implementar novos projetos e uma renovação gradual da estrutura inicial. 

 

A DIREÇÃO: 

Sérgio Silveira (Presidente da Direção)

Conceição Pereira (Vice-Presidente)

Ana Cidália Pereira (Tesoureira) 

 

ASSEMBLEIA GERAL:

Pedro Miguel Fonseca (Presidente da Assembleia Geral)

Sílvia Maria Ribeiro (Vice-Presidente)

Ana Medeiros (Vogal)

Pedro Manuel Silva (Vogal)

 

CONSELHO FISCAL:

Maria Lurdes Alves (Presidente do Conselho Fiscal)

Filipa Isabel Reis (Vice-Presidente)

Alda Celeste Pimentel (Vogal)

Pedro Fernando Sousa (Vogal)

 

Relações públicas:

Bárbara Silveira

 

COORDENAÇÃO HOSPITAL S. JOÃO:

Sérgio Silveira (Coordenador do voluntariado) 

Alda Celeste Pimentel (Vice Coordenadora do voluntariado)

 

CONSELHO pedagógico:

Maia: Maria Conceição Pereira

Odivelas: Luisa Manuela Salvador

Queluz: Carla Cristina Fernandes

Felgueiras: Luís Vítor Moreira

Vila Real: Maria Mónica Neves

Esmoriz: Nuno Ricardo Cardoso 

 
 
 
 
 
 
|
Escrito por APRE
Categoria:

VOLUNTARIADO DE REIKI NO HOSPITAL DE SÃO JOÃO
 
(art.º 2.º da Lei n.º 71/98, de 3 de novembro)

É o conjunto de ações de interesse social e comunitário, realizadas de forma desinteressada por pessoas, no âmbito de projetos, programas e outras formas de intervenção ao serviço dos indivíduos, das famílias e da comunidade, desenvolvidos sem fins lucrativos por entidades públicas ou privadas.

Não são abrangidas pela presente lei as atuações que, embora desinteressadas, tenham um carácter isolado e esporádico ou sejam determinadas por razões familiares, de amizade e de boa vizinhança. Está ao serviço das pessoas, das famílias e das comunidades, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e do bem-estar das populações. Corresponde a uma decisão livre e voluntária apoiada em motivações e opções pessoais que caracterizam o voluntário.

 

Por isso ser voluntário é:

1. Assumir um compromisso com a organização promotora de voluntariado.

2. Desenvolver ações de voluntariado em prol dos indivíduos, famílias e comunidade.

3. Comprometer-se, de acordo com as suas aptidões e no seu tempo livre.

 

Atuação do voluntário:

Atuar como voluntário é ter um ideal pelo prazer de ajudar o próximo, que assenta numa relação de solidariedade traduzida em:

- Liberdade, igualdade e pluralismo no exercício de uma cidadania ativa.

- Responsabilidade pelas atividades que desenvolve com os destinatários.

- Participação nas atividades a desenvolver pela organização promotora na aplicação do Programa de Voluntariado.

- Gratuitidade no exercício da atividade, mas sem ser onerado com as despesas dele decorrente.

- Complementaridade com a atividade dos profissionais, sem os substituir.

- Convergência e harmonização com os interesses dos destinatários da ação e com a cultura e valores das organizações promotoras.

 

PROJETO VOLUNTARIADO DE REIKI

O Projeto de Voluntariado de REIKI tem como objetivo promover uma experiência sensitiva bilateral a grupos de voluntários, pertencentes as associações envolvidas no setor de cuidados de saúde. Em 13 de Fevereiro de 2017 a APRE enquanto parceira da ADL Associação de Apoio aos Doentes com Leucemia e Linfoma, assinamos um protocolo entre si, com o objetivo principal proporcionar aos doentes hemato-oncológicos a melhoria de qualidade de vida, através da aplicação de Reiki como terapia complementar.

Desta forma pretende-se a melhoria da qualidade de vida do doente, em todos os seus componentes, física, mental, espiritual e emocional. Assim, e nestes doentes torna-se uma ajuda muito significativa, nomeadamente, nas seguintes situações:

1. Diminuir/anular o stress, medos e receios.

2. Diminuir/anular a ansiedade e o sofrimento.

3. Estimular a confiança, no tratamento, na equipa e em si próprio.

4. Diminuir (anular os efeitos colaterais da quimioterapia e outros (náuseas, vómitos, diarreia, febre, etc).

5. Diminuir/anular a dor física.

6. Melhorar a autoestima.

7. Aprender a positividade do pensamento.

8. Aceitar a autoimagem e aparência.

9. Promover o relaxamento e leveza no pensamento.

10. Ajudar a modificar o comportamento.

11. Ajudar a encontrar o conhecimento do seu eu interior.

12. Promover a interiorização de novos valores.

13. Acreditar num novo dia e força para vencer o tratamento, a doença, etc.

14. Adquirir paz interior.

15. Acreditar no valor da terapia.

16. Melhorar o sono e repouso.

17. Ajudar a morrer com serenidade.

 

Assim sendo, dispomos desde 2017 de doze terapeutas que aplicam sessões de Reiki aos doentes hemato-oncológicos para a melhoria de qualidade de vida, através da terapia de Reiki como terapia complementar. A APRE em sintonia com a coordenador do voluntariado, Sérgio Silveira, juntam esforços para uma melhoria significativa nos doentes hemato-oncológicos no Hospital de São João. Quero desde já agradecer ao empenho e carinho demonstrado pela coordenadora e investigadora do voluntariado, enfermeira Zilda Alarcão e a presidente da ADL, Dra. Maria Fátima Ferreira na assinatura deste protocolo.

 

Atenciosamente

Sérgio Silveira

Presidente da APRE

www.apre.pt

 

LISTA DE VOLUNTÁRIOS COM COMPETÊNCIAS EM REIKI

 

1. Sérgio Silveira, Licenciado em Psicologia, Presidente da APRE Associação Portuguesa de Reiki Essencial. Possui o nível de Mestre de Reiki Essencial. É responsável pela coordenação do projeto no CHSJ desde março de 2019.

2. Marco Conde, possui a Licenciatura em Biologia Celular e desenvolve esta atividade nesta área. Possui o nível de Mestre de Reiki Essencial.

3. Manuela Nogueira, Licenciada em Enfermagem e trabalha no CHSJ, possui o 2º nível de Reiki Essencial.

4. Raquel Soares, possui o Curso técnico de agente em Geriatria e desenvolve esta atividade nesta área. Possui o nível de Mestre de Reiki Essencial.

5. Amélia Silva, Licenciada em Enfermagem e Enfermeira Graduada e Aposentada do Centro de Saúde de Arcozelo, Vila Nova de Gaia, possui o 2º nível de Reiki Essencial.

6. Luís Moreira, possui a formação em Shiatsu. Coordena o Centro de Formação de Reiki “Força da Mente” em Felgueiras. Possui o nível de Mestre de Reiki Essencial.

7. Sónia Gomes, possui o II Nível de Medicina Tradicional Tibetana, e coordena o Centro Spaso Zen, no Porto e possui o nível de Mestre de Reiki Tradicional Tibetano.

8. Ana Batista, Licenciada em Enfermagem e desenvolve a sua actividade na ULS, de Matosinhos. Possui o nível de Mestre de Reiki Essencial.

9. Rita Leal Nogueira, Licenciada em Enfermagem e é Enfermeira da USF de S. Martinho/ACES, Tâmega 2, vale do Sousa Sul. Possuio nível de Mestre de Reiki Essencial.

10. Noel Peralta, Licenciado em Medicina Tradicional Chinesa. Profissionalmente trabalha no âmbito desta área, e colabora com a ADL.Possui o nível de Mestre de Reiki Essencial.

11. Adelaide Horta, Licenciada em Enfermagem, e Enfermeira Especialista em Saúde Mental e Psiquiátrica, na Consulta Externa do Hospital Magalhães. Possui o Terceiro Nível de Reiki Tradicional Tibetano.

12. Alda Todo Bom, Licenciada em Enfermagem e Enfermeira Especialista, em Saúde Mental e Psiquiátrica, no Hospital Magalhães Lemos. Possui o nível de Mestre de Reiki Essencial.

 

Quero ser voluntário deste projeto

(art.º 3.º da Lei n.º 71/98, de 3 de novembro)

É o indivíduo que de forma livre, desinteressada e responsável se compromete, de acordo com as suas aptidões próprias e no seu tempo livre, a realizar ações de voluntariado no âmbito de uma organização promotora. A qualidade de voluntário não pode, de qualquer forma, decorrer de relação de trabalho subordinado ou autónomo, ou de qualquer relação de conteúdo patrimonial com a organização promotora, sem prejuízo de regimes especiais constantes da Lei.

 

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
|
Escrito por APRE
Categoria:
Bem-vindo à nossa web site da APRE Associação Portuguesa de Reiki Essencial que conta já com 9 anos de existência na divulgação do Reiki em Portugal. Somos uma associação nacional de mestres de Reiki que ensinam e praticam de acordo com a orientação que vem sendo transmitida oralmente pela linhagem espiritual de Mikao Usui, Chujiro Hayashi, Hawayo Takata e Diane Stein fundadora do Reiki Essencial nos Estados Unidos da América. Este grupo nasceu através dos alunos da Anastácia Centro de Terapias Alternativas ® na cidade da Maia, que decidiram criar a primeira associação sem fins lucrativos deste género em Portugal, de forma a transmitir e ensinar o Reiki Essencial. A APRE Associação Portuguesa de Reiki Essencial foi fundada em 09 de abril de 2010, e o seu principal objetivo é unificar as escolas, terapeutas e mestres em Portugal, e criar um código justo de ética profissional para a nossa autorregulamentação, de forma a uniformizar os nossos padrões de tratamento e de ensino. 
 
A nossa missão é honrar o Reiki, de acordo com a orientação da nossa linhagem, e ensinar através de formações pelo país a todos os praticantes, de forma a aprofundar a prática do Reiki Essencial. O Plano de Formação da APRE tem como principais destinatários os intervenientes no processo educativo e formativo no Reiki Essencial. As formações de Reiki Essencial são desde maio de 2014 reconhecidas como cursos profissionais pelo decreto lei n.º 474/2010 de 30 de junho, por uma entidade formadora reconhecida pela DGERT. Tem sido uma maior valia para o reconhecimento profissional dos praticantes, e garante num futuro próximo a qualidade necessária do ensino no Reiki. Quando praticamos o nosso próprio estilo, reconhecemos o valor adquirido pelos nossos antigos mestres, e, é nosso dever divulga-lo. Esta associação de Reiki aconselha os seus associados a investir gradualmente na sua formação, e estaremos sempre à vossa disposição para orientar e aconselhar sobre os diversos cursos e formações disponíveis de qualidade em Portugal. 
 
Da APRE Associação Portuguesa Reiki Essencial
O nosso muito obrigado
A Direção
 
 

 

EVENTOS ANUAIS DE REIKI

ESTUDOS CIENTíFICOS

FORMAÇÕES CERTIFICADAS DGERT

MEMBROS HONORÁRIOS

 

+ PRÓXIMOS EVENTOS

 

04

MAIO

 

PARTILHAS DE REIKI

11

MAIO

 

CURSO REIKI SHODEN - MÓDULO 1

18

MAIO

 

PARTILHAS PARA TERAPEUTAS

25

MAIO

 

CURSO REIKI SHIPIDEN -MÓDULO 3

 

+ VÍDEOS ASSOCIAÇÃO

 


 

 

 

+ SUBSCREVA A NOSSA
NEWSLETTER

Para poder ficar registado na nossa newsletter, basta preencher os diversos campos apresentados neste formulário. Desde já obrigado pelo seu registo na nossa base de dados. O seu e-mail será inscrito na nossa mailing list para receber o nosso boletim informativo mensal. Iremos enviar sempre que houver notícias da APRE, para que esteja devidamente informado. Desta forma autoriza a utilização dos seus dados pessoais para receber informações sobre a APRE Associação Portuguesa de Reiki Essencial.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
|
Escrito por APRE
Categoria:
 

ESCOLAS RECOMENDADAS PELA ASSOCIAÇÃO DE REIKI ESSENCIAL

Nesta página mostramos as 6 escolas recomendadas pela APRE - Associação Portuguesa de Reiki Essencial, que são rigorosamente selecionados e estão aptos a ajudar quem procura o Reiki para melhorar a sua saúde ou evoluir pessoalmente.  As escolas recomendadas têm um protocolo com a associação, em que todas as formações em Reiki Essencial são cursos profissionais reconhecidos pela DGERT. Os serviços são adaptados às necessidades e ritmo de cada pessoa, com Mestres de Reiki Essencial competentes e rigorosamente selecionados, mantendo um acompanhamento permanente.


Através do mapa pode entrar nas diversas regiões de Portugal tendo depois acesso às listas de escolas recomendadas pela APRE Associação Portuguesa Reiki Essencial, e com a localização pretendida. Boa pesquisa!

 

 

REGIÃO NORTE

Maia . Felgueiras . Vila Real

REGIÃO CENTRO

Esmoriz

REGIÃO ALENTEJO

Sem escolas

REGIÃO SUL

Queluz . Odivelas

REGIÃO ALGARVE

Sem escolas

MADEIRA

Sem escolas

AÇORES

Sem escolas

BRASIL

Bahia . Curitiba

EUA

Miami

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
|
Escrito por APRE
Categoria:

Temos atualmente registados 1420 ASSOCIADOS, e estamos em constantemente atualização. Para ter acesso aos benefícios e vantagens de ser um dos nossos associados, precisa ter as quotas em dia para beneficiar de todas as regalias. Ao tornar-se associado, vai poder acompanhar com descontos exclusivos, todas as atividades relevantes do sector a nível nacional e internacional. Descubra aqui todas as vantagens de ser sócio APRE, e para se tornar membro deve preencher este FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO COMO ASSOCIADO. Em caso de alguma dúvida pode sempre nos contactar telefonicamente ou passando na nossa sede.

 

Caso precisem de saber se um dos Terapeutas ou Mestres de Reiki locais sejam nossos associados, basta enviarem um email para a nossa sede - FORMULÁRIO DE CONTACTOS . Será confirmado se é nosso associado ou não, mas não serão dadas mais informações pessoais. Os dados dos nossos associados são confidenciais e somente serão comunicados após a confirmação dos próprios. 

Associados Inscritos Associados Ativos Associados Desativos Associados Suspensos Assoc. Correspondentes
1420
1264
150
3
3

MUITO IMPORTANTE:

Reservamos o direito de não aceitar "iniciações à distância", “cursos de Reiki à distância”, “cursos on-line” de supostas universidades com nomes estrangeiros, etc. Simplesmente porque iniciações e cursos a distância não existem, e todas as terapias energéticas têm que ter o toque físico, de mestre para aluno. 

Conferimos sempre a linhagem do futuro candidato a associado, de forma a garantir a idoneidade no seu registo. O preenchimento de todos os campos são obrigatórios, e pede-se que enviem o certificado de Reiki Essencial, pelo e-mail ou correio. Se por alguma razão não quis continuar com o mesmo mestre de Reiki, devido a um mal-estar ou uma discórdia, ou devido a não ter sido acompanhado, aconselhamos então que o praticante faça diversas reciclagens com o mestre de Reiki escolhido posteriormente, antes de se lançar no mercado de trabalho. Caso seja de outra linhagem de Reiki e deseje fazer a transição para o Reiki Essencial, estaremos a sua disposição para indicar o melhor local onde pode ser iniciado e acompanhado.

 

Obrigado pela vossa compreensão

Sérgio Silveira

Presidente da APRE